Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Contra ladrões: 120 mil hidrômetros "anti-furto" são instalados no Grande Recife
Segundo Compesa, equipamentos para medir consumo de água são fabricados com material sem valor comercial. Em 2023, houve mais de dois mil furtos
Essa iniciativa terá investimentos de aproximadamente R$ 18 milhões e contemplará as cidades atendidas por esse programa.
A expectativa da Compesa é concluir a instalação dos hidrômetros até o final do próximo ano.
Além da substituição dos equipamentos, continua prevista a instalação de hidrômetros velocimétricos, volumétricos e ultrassônicos nas ligações residenciais e comerciais.
Conforme a Compesa, os aparelhos antigos instalados na RMR contêm materiais que, mesmo em pequena quantidade, podem ter valor de revenda, como bronze, latão e o próprio cobre.
Análise
Para o presidente da Compesa, Alex Campos, o furto de hidrômetros é uma preocupação constante e um desafio para a empresa pelos inúmeros prejuízos.
"Registramos mais de dois mil furtos de hidrômetros somente na RMR no ano passado. Uma situação que, além de causar enormes transtornos para a população, que pode ficar sem abastecimento de água, contribui com o desperdício e gera perdas financeiras para a empresa. Esse combate está na ordem de prioridades da empresa, assim como também está a própria questão dos furtos de água em todas as esferas da Companhia. Temos agora, portanto, uma grande oportunidade de avançar", avaliou o titular da estatal.
Segundo o diretor de Contrato da BRK em Pernambuco, Sergio Trentini, esse avanço na modernização da infraestrutura de saneamento da região representa não apenas uma atualização do sistema de medição, mas também uma iniciativa que contribuirá para um saneamento mais eficiente e sustentável.
"O plano de substituição dos hidrômetros trará importantes ganhos para a BRK e a Compesa, com a diminuição de perdas por anormalidades de leitura e consumo e maior precisão nas medições, já que contempla hidrômetros com capacidade de medir vazões a partir de 0,5 litros por hora", explicou.
O que fazer em caso de furto de hidrômetro?
Diante do furto do equipamento, o primeiro passo que o consumidor deve adotar é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Delegacia de Polícia, seja online ou presencialmente.
Em seguida, é necessário fazer o registro nos canais de atendimento da Compesa, nas lojas de atendimento ou pelo telefone 0800 081 0195, e solicitar a substituição do hidrômetro. Vale destacar que, nesses casos específicos de furto, a substituição é gratuita.