Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Desvio de rio: polícia faz ação contra crime ambiental em área de preservação

A Operação Diversitas, foi motivada por denúncias de desvio do curso do Riacho da Mina, ligado ao Rio Paratibe


 Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Civil, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) foi deflagrada para combater crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, localizada na Estrada da Mumbeca, em Camaragibe.
 
A ação, denominada Operação Diversitas, foi motivada por denúncias de desvio do curso do Riacho da Mina, ligado ao Rio Paratibe, e desmatamento da Mata Atlântica.
 
A Operação foi deflagrada nessa terça-feira (12), mas divulgada apenas nesta terça (19).
 
De acordo com a Polícia, o desvio do curso natural do riacho e a supressão de 0,26 hectares de vegetação nativa ocorreram em áreas de preservação permanente, infringindo a Lei 12.651/2012. 
 
Além disso, foram identificadas construções consolidadas e outras em andamento, como piscinas e muros de arrimo, nos locais investigados.
 
Durante a operação, nove pessoas, sendo oito homens e uma mulher, foram conduzidas à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) para prestar depoimentos, incluindo pedreiros que trabalhavam nas obras e moradores locais. 
 
A ação foi planejada com base em evidências coletadas por meio de fotografias e vídeos, que comprovaram os danos ambientais. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco