Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Diario de Pernambuco será homenageado pelos 199 anos na Câmara Municipal do Recife

Solenidade acontece nesta quarta-feira (13); é uma iniciativa da vereadora Professora Ana Lúcia


A proposta é da vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos). A solenidade será realizada nesta quarta-feira (13), às 18h no Plenário da Câmara, no Centro da cidade. 


A vereadora enfatiza a força do veículo, que caminha rumo ao bicentenário, e sobrevive em um momento de rápidas mudanças tecnológicas, que aumentam o dinamismo da informação a cada dia. 

“Para nós, é uma alegria muito grande homenagear o seu legado, como exemplo vivo. Uma imprensa livre que fortalece a democracia e permite o cidadão estar acompanhando, refletindo, atuando e participando de todas as notícias”, destaca. 

Para Ana Lúcia, o Diario de Pernambuco, que ocupa há anos o posto de “jornal mais antigo em circulação da América Latina”, representa um marco na promoção da liberdade de imprensa, registrando acontecimentos que fazem parte da vida dos pernambucanos e noticiando tanto para Pernambuco, quanto para o Brasil afora. 

“Ter esse jornal é um exemplo vivo de como a imprensa é livre. Ela fortalece a democracia, sobretudo, quando é transparente e traz, com muito compromisso e responsabilidade, os fatos, as notícias. Para nós, é uma alegria muito grande ter um jornal com essa história dentro do nosso estado, no caso, na nossa capital Recife”, celebra. 

A vereadora explicou também que a ideia da homenagem foi lançada para exaltar o legado do veículo de imprensa no ano passado, quando o jornal completou 198 anos de história. No dia 17 de novembro de 2023, o Diario recebeu a honraria no Plenário da Câmara. 

Projeto de lei para tornar o jornal patrimônio imaterial do Recife

A vereadora lembrou, ainda, que tramita na Câmara Municipal do Recife um Projeto de Lei, de sua autoria, para tornar o Diario de Pernambuco patrimônio histórico e cultural do Recife. 

“Isso é um reconhecimento justo de um jornal que tem praticamente 200 anos de história, de compromisso com a verdade e com as pessoas. Isso para nós é um marco. Esse projeto, de autoria do nosso mandato, já está tramitando e deve entrar em pauta nos próximos dias”, finaliza.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco