Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Em meio ao processo de reconstrução de santuário, Igreja anuncia programação da Festa do Morro da Conceição; confira

Edição deste ano marca os 120 anos do evento, que homenageia Nossa Senhora da Conceição, no Recife

Nossa Senhora da Conceição será homenageada

O tema da edição 2024 é “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”, em referência ao Jubileu de 2025.

“É uma festa ultrapassa nossos limites”, disse Emerson Borges, no lançamento da programação.
 
O pároco foi o responsável pela apresentação detalhada da programação das solenidades.
 
"A festa do Morro da Conceição que é Patrimônio imaterial é uma festa que normalmente em todos os seus anos já mobiliza muita gente, mobiliza os poderes públicos junto a Arquidiocese de Recife e Olinda e toda a sociedade, mas esse ano de fato é tem um apelo maior por tudo que aconteceu pouco mais de dois meses atrás, e naquele momento de pronto a primeira preocupação foi da assistência socorrer as vítimas tivemos duas perdas: dona Maria da Conceição e seu Antônio, cerca de 25 pessoas feridas, mas que sobreviveram estão bem cuidando das suas vidas, a paróquia dá uma assistência a essas pessoas, e a nós, depois do cuidado com a saúde dessas pessoas atendidas na nossa rede de saúde do Estado, a determinação da governadora Raquel Lyra foi de reconstruirmos o Santuário de Nossa Senhora da Conceição aqui no morro. Essas obras já começaram ontem, nós tivemos o início das instalações do telhado, a finalização desta primeira fase que garantirá a realização da festa das celebrações religiosas no Santuário termina no dia 27 de novembro", afirmou o padre. 

"A festa começa oficialmente no dia 28  de novembro. As celebrações serão iniciadas  no dia 29. No  dia 27, entregaremos  o telhado definitivo, com a absoluta segurança necessária para as pessoas voltarem a frequentar o Santuário e professem a sua fé”, disse a vice-governadora Priscilla Krause, que este presente na ocasião.

Confira a programação completa na íntegra:

Antes do festejo, a programação de pré-festa será marcada com Santas Missas, louvores e ciclismo.
 
Em 8 de novembro, às 19h30, acontecerá a Santa Missa de envio dos voluntários, aos pés da imagem da Santa. A 2ª edição da Bike Romaria ganha um novo local de saída. Este ano, o ponto de partida será no Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife, no domingo (17), com concentração às 6h.
 
A celebração de Ação de Graças aos patrocinadores e amigos da Festa

(representantes dos órgãos públicos que auxiliam na realização do evento), será realizada em 21 de novembro, às 19h30.
 
Nesta mesma semana outros eventos serão celebrados. A Vivência litúrgica da festa, às 15h, e a Festa das comunidades, às 19h30, ambas no sábado (23).
 
No domingo (24), que antecede a abertura do festejo, Santas Missas marcam a programação: Bênçãos dos motoristas, às 7h e 9h, e Louvores da juventude devota, às 18h.
 
A procissão da bandeira dará início a 120ª Festa em honra a Senhora do Morro. O Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, acolherá os devotos que irão seguir pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A concentração terá início às 17h, com saída prevista às 18h.
 
Na chegada da procissão, às 19h, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao templo.
 
Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Pepeu  OFMCap, às 19h30.
 
Dias 29 e 30 de novembro; 2 a 6 de dezembro, cinco Santas Missas serão realizadas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h, a Missa Solene.
 
O Momento Mariano - com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de
Nossa Senhora - terá início às 18h.
 
Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa da
Imaculada Conceição do Morro 2024, que terá como presidentes
arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas. As confissões acontecem em três momentos, 7h às 11h30; 14h às 17h; e 19h às 21h.
 
A edição 2024 do festejo é marcada com dois fins de semana. Dessa
forma, uma programação especial para primeiro domingo, 1º de dezembro, com três Santas Missas extras, às 8h, 10h e 11h, no palco montado em frente à torre.
 
Já no sábado (7), o reforço acontece também no Santuário, com
celebrações às 12h e 18h, dentro do Santuário, além das já previstas: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h a Missa Solene. No palco, as cerimônias serão rezadas às 8h, 10h e 15h.
 
A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5
de dezembro, às 9h30. Antes, uma procissão será formada a partir das 8h, no Largo Dom Luiz em direção ao Santuário do Morro da Conceição.
 
A cerimônia contará com a presidência do arcebispo militar do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira.
 
Assim como em 2023, a romaria da Imagem do Divino Pai Eterno, a
maior festividade da região Centro-Oeste do país, chega à Festa do Morro, com procissão em 7 de dezembro, que sairá do Largo Dom Luiz em direção a Praça do Morro da Conceição, para participar da última noite do novenário.
 
Na data dedicada à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, as
tradicionais Santas Missas de hora em hora serão celebradas de forma
alternada. No palco, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h. Já no santuário, à 1h, seguidas das 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
 
A procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 14h30, com saída às 15h, do Cais do Apolo, em direção à Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento.
 
O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão às 19h.
 
Estrutura 
 
A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com apoio
das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento.
 
Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das
Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE), Bombeiros Militares (CBMPE) e civis, além da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio estrutural, temos a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR).
 
A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de
Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau Recife) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária
do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de
Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco