Religião
Em meio ao processo de reconstrução de santuário, Igreja anuncia programação da Festa do Morro da Conceição; confira
Edição deste ano marca os 120 anos do evento, que homenageia Nossa Senhora da Conceição, no Recife
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 08/11/2024 12:11 | Atualizado em: 08/11/2024 12:40
Nossa Senhora da Conceição será homenageada (Foto: Arquivo) |
Setenta dias após a tragédia que deixou dois mortos e 20 feridos, o Morro da Conceição volta a entrar no clima para a tradicional Festa da Imaculada Conceição do Morro.
A programação para as celebrações deste ano foram divulgadas na manhã desta sexta (8), em entrevista coletiva realizada aos pés da Santa Imaculada, próximo ao Santuário, que fica localizado no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.
Conforme as informações divulgadas pelo Padre Emerson Borges, reitor e pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, neste ano, a festa terá 12 dias de celebrações, com início no próximo dia 28 de novembro e sendo finalizada no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
O tema da edição 2024 é “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”, em referência ao Jubileu de 2025.
“É uma festa ultrapassa nossos limites”, disse Emerson Borges, no lançamento da programação.
O pároco foi o responsável pela apresentação detalhada da programação das solenidades.
"A festa do Morro da Conceição que é Patrimônio imaterial é uma festa que normalmente em todos os seus anos já mobiliza muita gente, mobiliza os poderes públicos junto a Arquidiocese de Recife e Olinda e toda a sociedade, mas esse ano de fato é tem um apelo maior por tudo que aconteceu pouco mais de dois meses atrás, e naquele momento de pronto a primeira preocupação foi da assistência socorrer as vítimas tivemos duas perdas: dona Maria da Conceição e seu Antônio, cerca de 25 pessoas feridas, mas que sobreviveram estão bem cuidando das suas vidas, a paróquia dá uma assistência a essas pessoas, e a nós, depois do cuidado com a saúde dessas pessoas atendidas na nossa rede de saúde do Estado, a determinação da governadora Raquel Lyra foi de reconstruirmos o Santuário de Nossa Senhora da Conceição aqui no morro. Essas obras já começaram ontem, nós tivemos o início das instalações do telhado, a finalização desta primeira fase que garantirá a realização da festa das celebrações religiosas no Santuário termina no dia 27 de novembro", afirmou o padre.
"A festa começa oficialmente no dia 28 de novembro. As celebrações serão iniciadas no dia 29. No dia 27, entregaremos o telhado definitivo, com a absoluta segurança necessária para as pessoas voltarem a frequentar o Santuário e professem a sua fé”, disse a vice-governadora Priscilla Krause, que este presente na ocasião.
Confira a programação completa na íntegra:
Antes do festejo, a programação de pré-festa será marcada com Santas Missas, louvores e ciclismo.
Em 8 de novembro, às 19h30, acontecerá a Santa Missa de envio dos voluntários, aos pés da imagem da Santa. A 2ª edição da Bike Romaria ganha um novo local de saída. Este ano, o ponto de partida será no Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife, no domingo (17), com concentração às 6h.
A celebração de Ação de Graças aos patrocinadores e amigos da Festa
(representantes dos órgãos públicos que auxiliam na realização do evento), será realizada em 21 de novembro, às 19h30.
Nesta mesma semana outros eventos serão celebrados. A Vivência litúrgica da festa, às 15h, e a Festa das comunidades, às 19h30, ambas no sábado (23).
No domingo (24), que antecede a abertura do festejo, Santas Missas marcam a programação: Bênçãos dos motoristas, às 7h e 9h, e Louvores da juventude devota, às 18h.
A procissão da bandeira dará início a 120ª Festa em honra a Senhora do Morro. O Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, acolherá os devotos que irão seguir pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A concentração terá início às 17h, com saída prevista às 18h.
Na chegada da procissão, às 19h, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao templo.
Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Pepeu OFMCap, às 19h30.
Dias 29 e 30 de novembro; 2 a 6 de dezembro, cinco Santas Missas serão realizadas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h, a Missa Solene.
O Momento Mariano - com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de
Nossa Senhora - terá início às 18h.
Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa da
Imaculada Conceição do Morro 2024, que terá como presidentes
arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas. As confissões acontecem em três momentos, 7h às 11h30; 14h às 17h; e 19h às 21h.
A edição 2024 do festejo é marcada com dois fins de semana. Dessa
forma, uma programação especial para primeiro domingo, 1º de dezembro, com três Santas Missas extras, às 8h, 10h e 11h, no palco montado em frente à torre.
Já no sábado (7), o reforço acontece também no Santuário, com
celebrações às 12h e 18h, dentro do Santuário, além das já previstas: 7h, 9h, 11h, 14h. Às 16h a Missa Solene. No palco, as cerimônias serão rezadas às 8h, 10h e 15h.
A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5
de dezembro, às 9h30. Antes, uma procissão será formada a partir das 8h, no Largo Dom Luiz em direção ao Santuário do Morro da Conceição.
A cerimônia contará com a presidência do arcebispo militar do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira.
Assim como em 2023, a romaria da Imagem do Divino Pai Eterno, a
maior festividade da região Centro-Oeste do país, chega à Festa do Morro, com procissão em 7 de dezembro, que sairá do Largo Dom Luiz em direção a Praça do Morro da Conceição, para participar da última noite do novenário.
Na data dedicada à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, as
tradicionais Santas Missas de hora em hora serão celebradas de forma
alternada. No palco, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h. Já no santuário, à 1h, seguidas das 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
A procissão de encerramento com a imagem da Santa terá concentração a partir das 14h30, com saída às 15h, do Cais do Apolo, em direção à Praça do Morro da Conceição, local onde será realizada a Solene Celebração de Encerramento.
O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão às 19h.
Estrutura
A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com apoio
das corporações, companhias, secretarias, autarquias e dos órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento.
Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das
Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE), Bombeiros Militares (CBMPE) e civis, além da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio estrutural, temos a Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR).
A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de
Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau Recife) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária
do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de
Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS