O prefeito do Recife, João Campos (PSB), realizou uma visita ao Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (14). No local, Campos disse ter visto semelhanças entre o sistema de segurança entre as duas cidades e que pretende aplicar novas ideias na capital pernambucana.
A visita foi registrada através das redes sociais de João Campos, que participa de um curso sobre Segurança Pública na Universidade de Columbia. Ele está nos Estados Unidos desde segunda-feira (11).
“Visita muito interessante aqui em Nova York. Conhecemos o departamento de polícia da cidade para entender como eles trabalham o monitoramento, análise e uso de dados para a tomada de decisão na segurança. E percebi algumas semelhanças com o trabalho que fazemos no Centro de Operações do Recife, o COP, e também saí dessa visita com várias ideias para implementar com a equipe de nossa cidade”, disse o prefeito.
O encontro promovido nos Estados Unidos reuniu 30 líderes brasileiros da iniciativa privada e pública, promovido pela Comunita, sendo a 4ª edição do Programa de Formação Internacional. Neste ano, a iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a organização e a Picker Center Foundation, instituição da School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia.
O prefeito João Campos ainda destacou que a gestão municipal está desenvolvendo sistemas de inteligência artificial para serviço público.
“Aqui eu pude ver várias aplicações de segurança que a gente vai estar discutindo com a nossa equipe, de sistemas de integração, dentre eles tem uma ferramenta interessante, que é o ShotSpot, que é um sensor que você coloca em áreas da cidade aqui no caso, ele triangula, no eventual som de tiro ele triangula, ele consegue buscar uma câmera que está lá perto para ver a ocorrência. Isso dá mais velocidade no atendimento da ocorrência feita e mais precisão também”, completou.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco