Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Enem 2024: Matemática e ciências da natureza desafiam candidatos no segundo dia de provas
Candidatos participam de testes neste domingo (10). No Recife, pais acompanham do lado de fora de locais de prova
Expectativa
No clima de expectativa antes do exame, o Diario de Pernambuco acompanhou a preparação na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, centro do Recife, um dos 654 locais de prova no Estado.
Entre candidatos de diferentes idades e objetivos, era possível notar semblantes marcados pela mesma ansiedade.
Os portões foram abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h.
Os participantes respondem 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática às 13h30 e terão até as 18h30 para acabar. Para aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aceito, a aplicação terminará às 19h30.
Mariana Santos, de 16 anos, estreia no exame em busca de uma vaga em Medicina ou Psicologia. Após o nervosismo do domingo, agora está mais confiante e traçou estratégias para um melhor desempenho.
"Vou começar por Ciências da Natureza e depois seguir para Matemática, que acho mais complicada. Por isso, quero começar com o que tenho mais facilidade."
A pedagoga Rosalene Tenório, mãe de Mariana, ressalta a importância deste momento. "Tenho acompanhado sua jornada desde domingo, e sei que não tem sido fácil. Mas este é um processo importante, que encerra uma etapa e inicia outra: o ingresso na universidade" afirma.
Primeiro dia
No domingo (3), 73,4% dos inscritos realizaram as provas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na ocasião, também havia 90 questões – 45 de linguagens e 45 de ciências humanas – além de uma redação sobre a herança africana no Brasil.