Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Feira japonesa celebra cultura e gastronomia no Centro do Recife
O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, nas Ruas do Bom Jesus, Observatório e da Guia
O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, nas Ruas do Bom Jesus, Observatório e da Guia, no Centro do Recife.
Pela primeira vez, serão dois dias de atividades.
Promovido pela Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ), o evento contará com apresentações musicais, pratos típicos da culinária japonesa, oficinas e apresentações artísticas.
São esperadas aproximadamente 25 mil pessoas ao longo dos dois dias.
Como será
O início do evento será a partir do sábado, 23 de novembro, às 17h, trazendo uma noite especial dedicada à gastronomia japonesa e a apresentações musicais.
A programação do evento no dia 24, domingo, será das 10h às 20h, com a tradicional feira e atividades culturais para todas as idades.
As atrações do palco iniciarão às 11h, com a Abertura Oficial sendo realizada às 11h30.
Neste ano teremos como atração especial o Grupo Kaito de São Paulo. Além disso, teremos apresentações do Grupo Ren Taiko Recife, Grupos de Anison, desfile de cosplay, karaokê, demonstrações de artes marciais, e as finais dos Campeonatos de Hashi e Kendama (bilboquê).
Tema
O tema de 2024 é "Mottainai", um conceito japonês que inspira gratidão pelos recursos e convida ao consumo consciente e sustentável. "Mottainai" é um chamado à preservação e ao respeito pelo meio ambiente, reforçando a importância da sustentabilidade no cotidiano. A feira também comemora os 40 anos da ANBEJ, refletindo o legado de cooperação e intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.
Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de oficinas de origami, ikebana (arranjos florais), furoshiki (técnica de embrulho com tecido), mangá, e outros. Diversas barracas com pratos típicos japoneses e produtos artesanais estarão distribuídas pelo espaço, proporcionando uma experiência completa da cultura nipônica.
Além de toda a programação, no sábado, a UFPE promoverá um fórum especial das 14h às 18h na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus. Esta é uma oportunidade única para debater temas contemporâneos e fortalecer a compreensão das relações culturais entre os dois países.
Avaliação
“Para a ANBEJ, é uma satisfação renovar este evento no calendário cultural do Recife, promovendo o conhecimento e o respeito pela cultura japonesa e sua integração em Pernambuco, especialmente em um ano em que celebramos 40 anos de história da associação,” afirma Wendes Oliveira, presidente da ANBEJ.