A iluminação natalina do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, no Recife, foi inaugurada na noite desta terça-feira (12) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O jogo de luzes foi planejado para realçar os detalhes arquitetônicos do prédio, oferecendo um espetáculo visual gratuito para todos que passarem por lá durante o período festivo.
A ornamentação ficará no prédio até o dia 6 de janeiro e tem elementos iluminados e dinâmicos, com a predominância das tonalidades branca e dourada.
O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, falou sobre o sentimento natalino e da representatividade da iluminação do Palácio para a população pernambucana.
"Buscamos, ao promovermos essa iluminação no Palácio, o espírito festivo de final de ano, É um momento para refletirmos esse período de harmonia, de união, e de fazermos uma reflexão sobre nossas ações com o próximo, e analisarmos no que podemos melhorar. São esses sentimentos que queremos refletir em cada um de nós com essa iniciativa", pontuou.
Desenvolvida pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Infraestrutura e Obras (DEA) do TJPE, a decoração é composta por cortinas e refletores de LED, projetada para criar um efeito de movimento. A diretora de Engenharia e Arquitetura do TJPE, Norma Lyra, foi a idealizadora do projeto de iluminação.
A assessora técnica da DEA, Marisa Cavani, destacou que a iluminação deste ano conta com novidades e que os detalhamentos visam destacar a fachada em estilo neoclássico do prédio histórico, concluído em 1930 e tombado pela Fundarpe e pelo Iphan.
"Este ano a gente utilizou soft, para fazer esse jogo dinâmico de iluminação, tentando fazer toda essa composição de detalhamento, dando um destaque melhor para fachada, ornamentos e adornos da estrutura", revelou.
Prestigiaram o evento também, o assessor especial da Presidência, Gleydson Lima; a juíza Mariana Vargas; o coronel PMPE Chusa Ferreira; a administradora do prédio do Palácio, Nathália Cecília Guedes Dias Pereira; o cerimonialista Silas da Costa e Silva; entre desembargadores (as), juízes(as), servidores e cidadãos que passavam na frente do Palácio no momento da iluminação com as novas cores.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco