O período de matrícula online para alunos da rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes inicia na próxima segunda-feira (11) e vai até a quarta-feira (13). Estas vagas são destinadas àqueles que têm algum irmão matriculado e pretendem ingressar na rede municipal.
Os pais ou responsáveis deverão preencher um cadastro de pretensão de vaga que consta neste site. Após isso, os responsáveis deverão ir até a escola que escolheu para comprovar o parentesco com os filhos, nos dias 18, 19 e 21 deste mês, devendo retornar à escola no dia 12 de dezembro, para confirmar se conseguiu a vaga.
Nesta data, as listas estarão afixadas nos quadros de avisos das unidades escolares. Com este processo, o município segue a Lei nº1558/2023, que preconiza a prioridade de ingresso na rede municipal de estudantes que já têm irmãos matriculados em alguma unidade da rede em 2024.
A segunda etapa de matrículas da rede municipal de ensino consiste na reserva de vagas para o ingresso de estudantes novatos na rede municipal de forma geral. O período para fazer a reserva será de 16 a 27 dezembro, também de forma online, por este site, onde serão oferecidas todas as vagas restantes.
"O objetivo da Prefeitura é garantir, de forma democrática e acessível, o ingresso de novos estudantes à rede municipal. É importante que os pais fiquem atentos aos prazos, para garantir a vaga do seu filho em uma das escolas da rede", reforça a secretária municipal de Educação e Esportes, Mônica Andrade. Estão sendo disponibilizadas 13.202 vagas para preenchimento neste processo de matrícula, o que representa um aumento de cerca de 20% em novas vagas para crianças, adolescentes e adultos (por meio da EJA - Educação de Jovens e Adultos).
Matrículas
A efetivação da matrícula, para as duas etapas, ocorrerá de 6 a 10 de janeiro de 2025. Neste período, os pais deverão comparecer à unidade escolar com a seguinte documentação:
- Cópia da certidão de nascimento da criança ou estudante;
- Cópia do RG (se possuir) e do CPF da criança ou estudante; cópia do RG e CPF da mãe, pai ou responsável;
- Cópia do comprovante de residência com o CEP dos últimos 60 dias;
- Cópia do cartão de vacina da criança ou estudante atualizado (Lei nº13.770/2009);
- Uma foto 3X4;
- Histórico Escolar original;
- Cópia do cartão do SUS e Bolsa Família;
- Laudo médico para estudantes com deficiência, Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), altas habilidades/superdotação;
- Cópia do exame do grupo sanguíneo e fator RH (Lei nº 15.058/2013);
- Cópia do NIS do estudante.