O Instituto Exatta Estratégia e Pesquisas divulgou, nesta quarta-feira (13), nova pesquisa de intenção de votos sobre as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE). O levantamento mostra a chapa “Renova OAB”, encabeçada por Almir Reis, com 48,15% das intenções de votos, quando são contabilizados apenas os votos válidos. Ingrid Zanella aparece com 42,61% e Fernando Santos Junior fica com 9,24%.
Na pesquisa estimulada, Almir atinge 42,38% das intenções de voto. Em seguida, aparece a candidata da situação, representante da chapa “Renovação Experiente”, Ingrid Zanella, com 37,5% dos votos. O presidente da subseccional da OAB Caruaru, Fernando Santos Junior, conta com 8,13% das intenções de votos. Os que informaram ainda não saber em que vão votar somam 12%.
As eleições da OAB-PE serão realizadas na próxima segunda-feira (18), em todo o Estado de Pernambuco, de forma online e também presencial. O levantamento do Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa foi realizado entre os dias 03 e 06 de novembro, com 1000 advogados e advogadas aptos a votar no pleito. A margem de erro é de 3,1% pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são convidados a dizer, sem qualquer sugestão ou lista prévia de nomes, em quem pretende votar, Almir Reis aparece com 37,63%, Ingrid Zanella aparece com 33,50% e Fernando Santos Junior aparece com 8,5%. Outros nomes, não sabem informar ou não conhecem candidatos somam 20,55%.
A pesquisa avaliou ainda qual candidatura representa de fato a mudança. Almir Reis aparece com 39,75% dos votos, Ingrid Zanella pontua 29,5% e Fernando Santos Junior aparece com 9,5%. Para 8,75% dos entrevistados, nenhum candidato representa a renovação, enquanto 12,5% não sabem ou não opinaram.
Rejeição entre os candidatos - Quando perguntados em quem não votaria de jeito nenhum, 23,53% do público entrevistado pela pesquisa apontou Ingrid Zanella. A advogada lidera o índice de rejeição do pleito entre os candidatos. Em segundo lugar fica o advogado Fernando Júnior com 20,25%. Quem apresenta o menor percentual neste quesito é Almir Reis, com apenas 17,65%. Além disso, 18,1% dos entrevistados não rejeita nenhum dos candidatos, enquanto 26,4% não sabem ou não opinaram.
A Exatta é um instituto especializado em pesquisas de opinião pública, que atua no mercado há mais de 30 anos. Atendendo a organizações de todo o Brasil, a empresa já realizou pesquisas políticas quantitativas e qualitativas para veículos de comunicação, além de 15 estados da federação e mais de 500 municípios.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco