Urbanismo

Olinda e Paulista recebem nova fase de obras da Via Metropolitana

Serviços são de resolução de alagamentos do Canal do Fragoso, que corta os municípios

Publicado em: 08/11/2024 09:04 | Atualizado em: 08/11/2024 09:08

Via Metropoliatana está em nova fase  (Foto: Governo e Pernambuco)
Via Metropoliatana está em nova fase (Foto: Governo e Pernambuco)
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (8), que as obras da Via Metropolitana Norte entraram em uma nova fase. Essa nova etapa entra em vigor com o início do alargamento e revestimento do trecho final do Canal do Fragoso, em Olinda.
 
Esta parte prevê o alargamento do canal até a Ponte do Janga, no município de Paulista, com 1,1 km de vias marginais. 

A previsão é que a obra, executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de  Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), esteja totalmente concluída em junho de 2026. 

“A gente está no trecho final, onde a obra vai se encontrar com a foz do canal (em Paulista), o que vai dar vazão a toda a água de forma eficiente. Estamos acompanhando  todos os trechos para garantir que essa obra seja entregue completamente, da PE-15 até o final, interligando Paulista e promovendo uma mobilidade eficiente pela Via Metropolitana ",  afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. 

Uma comitiva da Seduh e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab),  vinculada à secretaria, esteve esta semana nos locais da obra, fiscalizando a execução dos trabalhos. O projeto da Via Metropolitana Norte prevê conclusão de 2,2 km de canal revestido, quatro pontilhões e 6,1 km de vias marginais que ligam a rodovia PE-15 à ponte do Janga. 

Além de melhorar a mobilidade da área norte da Região Metropolitana do Recife, a obra vai resolver o problema de alagamentos com o alargamento do Canal do Fragoso. Hoje, o projeto da Via Metropolitana é dividido em cinco fases, que estão todas em andamento.

Considerando apenas as obras, sem somar os dispêndios com desapropriação necessária para abertura da via e o alargamento do Canal do Fragoso, os trabalhos de urbanização, pavimentação, instalação de ciclofaixa envolvem a cifra de R$ 381 milhões, contando com cerca de 30% de recursos do governo federal e 70% de recursos do Estado.