Moradores de Petrolina, no Sertão, que desejam realizar exames gratuitos nos olhos poderão participar do Mutirão do Diabetes, realizado pelo Instituto de Olhos do Vale do São Francisco. Ao todo, são 300 vagas disponíveis para exames de fundo de olho para diagnóstico de retinopatia diabética. A ação será feita no dia 9 de novembro no shopping da cidade.
Os pacientes podem realizar o agendamento através do telefone (87) 3024-9404 até às 7h do dia 7 de novembro, ou enquanto permanecerem vagas. O Instituto destaca que não serão feitos atendimentos a pacientes com demais diagnósticos ou prescrição de óculos.
No dia do exame, é necessário levar documentos pessoais e 1 kg de qualquer alimento não perecível. Estarão atuando no local dez oftalmologistas e 64 colaboradores voluntários.
O exame é feito com um oftalmoscópio, um instrumento que emite uma luz brilhante para iluminar o fundo do olho. O médico usa uma lente para ampliar a imagem e avaliar o estado do fundo do olho. O exame não é invasivo e dura cerca de 10 minutos.
O exame consegue identificar a retinopatia diabética, uma complicação do diabetes que afeta os vasos sanguíneos da retina, a estrutura que permite a visão. É uma das principais causas de perda de visão em pessoas com diabetes, podendo levar à cegueira em casos extremos.