OPERAÇÃO

Polícia Civil faz operação contra organizadas após morte de torcedor

Foram expedidos cinco mandados de prisão, seis de busca e apreensão e um de internação provisória de menor

Publicado em: 14/11/2024 08:06

 (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação de Rebote, a fim de combater associações criminosas voltadas à prática de tumulto e corrupção de menores envolvendo torcidas organizadas, que culminou na morte de um torcedor em setembro.  

A operação, coordenada pelo Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), cumpre mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.  

Foram expedidos cinco mandados de prisão, seis de busca e apreensão e um de internação provisória de menor, todos expedidos pela Justiça.  

Cerca de 55 policiais civis participam da operação, que conta com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL). 

Relembre o caso 

A investigação começou após a morte de Lucas Vinícius Gomes de Almeida Santos, de 28 anos, conhecido como "Japa Barbeiro", membro da principal torcida organizada do Sport.  

Ele foi brutalmente espancado por membros de uma torcida do Santa Cruz na madrugada de 19 de setembro, após a partida entre Sport e Goiás pela Série B. O confronto ocorreu em frente à sede da torcida rival, no bairro do Arruda, Recife. 

Lucas e outros integrantes do Sport se dirigiram ao local com a intenção de enfrentar torcedores do Goiás, aliados da torcida do Santa Cruz, resultando em uma briga generalizada.  

Mesmo com a distância de cerca de 24 km da Arena de Pernambuco, onde ocorreu a partida, a violência se estendeu ao bairro do Arruda e, infelizmente, culminou na morte do torcedor.