Os servidores que atuam no Estado e o público em geral passaram a contar nesta sexta-feira (8) com um canal de serviços públicos com uma nova interface mais intuitiva. O Portal PE Cidadão foi otimizado e está mais rápido, simplificado e com um visual mais limpo.
Quem acessar o portal poderá realizar agendamentos para retirada de Carteira de Identidade (RG); 2ª via de conta da Compesa; emitir Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); registrar boletim de ocorrência; emitir carteira de trabalho, entre outros serviços. Essa nova versão chega à população com ajustes para uma navegação mais simples e intuitiva.
As melhorias do PE Cidadão foram implementadas pela Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE). Para garantir o acesso adequado da população aos serviços, a nova versão do portal foi desenvolvida prioritariamente para acesso por dispositivos móveis.
De acordo com o secretário Executivo de Transformação Digital da SAD, Miguel Gaia, “mais de 70% dos acessos atuais ao Portal de Serviços do Estado são realizados através do celular. Por isso, a nova versão do portal foi pensada para se moldar às necessidades da população e é apenas o início de uma série de evoluções que estão por vir. Estamos em constante melhoria e a população também pode contribuir conosco”.
O presidente da ATI-PE, Allan Araújo, ressalta que a novidade é o primeiro passo para a criação da Plataforma de Serviços Digitais do Governo de Pernambuco, que integrará serviços e dados dos cidadãos e cidadãs.
"Isso permitirá ao governo conhecer as expectativas e as necessidades da população. Assim, Pernambuco poderá ter serviços e políticas públicas ainda mais eficientes e eficazes”, pontuou.
Mais acessados
O site conta com mais de 600 serviços públicos disponíveis, entre eles mais de 200 serviços digitais. Os mais acessados no Portal PE Cidadão são: Carteira de Identidade 2ª Via, Carteira de Identidade 1ª Via, vagas de emprego, solicitação de Seguro Desemprego, reclamação no Procon e emissão de Carteira de Trabalho.