ENEM 2024
Portões abertos para o 1º dia do Enem 2024; PE tem mais de 237 mil candidatos
Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para fazer uma redação e resolver questões de linguagens e ciências humanasPublicado em: 03/11/2024 12:33 | Atualizado em: 03/11/2024 19:30
Portões foram abertos às 12h deste domingo (3) (foto: Francisco Silva/DP Foto) |
Os portões de acesso aos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram abertos às 12h deste domingo (3) e serão fechados às 13h. As provas começam às 13h30. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para fazer uma redação e resolver questões de linguagens e ciências humanas.
Em Pernambuco, mais de 237 mil pessoas se inscreveram. Buscando cursar publicidade e propaganda, a estudante Sulamita Machado, 17 anos, foi uma das primeiras a chegar à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos maiores locais de aplicação do Enem no Recife.
“Cheguei aqui antes das dez horas para não correr o risco de perder. Estou muito nervosa, mas ansiosa, porque estudei sozinha mais de cinco meses sem parar”, disse.
Quanto à redação, Sulamita compartilhou uma aposta. “Acho que pode cair algo relacionado ao meio ambiente, devido aos impactos das tragédias ambientais no Rio Grande do Sul.”
Ana Kaline Bezerra, de 22 anos, prestando o Enem pela terceira vez, quer agora uma vaga em história, após já ter sido aprovada em serviço social. Ela manifestou preocupação com o tema da redação. “Tenho medo que seja algo voltado para tecnologia. Mas estou confiante e preparada”, revelou.
O apoio emocional das famílias também é evidente. Rivânia Darc, tia de Reniza, uma jovem de 17 anos que pretende cursar medicina, descreveu a ansiedade que está sentindo. “É um momento muito importante. Também fico muito ansiosa porque foi um ano de muitas renúncias, noites sem dormir. Mas sabemos que tudo foi válido e ela vai conseguir.”
Para ajudar a aliviar a tensão, a Orquestra Sol Nascente, conhecida por seu repertório de carnaval, foi contratada por uma instituição de ensino para tocar em frente ao local de prova.
“Todos os anos vamos em diversos pontos de prova para levar energias positivas aos jovens. Queremos que eles entrem com espírito de vencedor. Nosso propósito é trazer alegria e descontração em um momento tão intenso”, disse Josafá Alves, integrante da orquestra.
Assim, entre ansiedade, dedicação e apoio, os estudantes pernambucanos iniciam o primeiro passo de uma jornada que pode transformar suas vidas acadêmicas e profissionais.