Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Proclamação da República: confira como fica o comércio no Recife no feriado de sexta (15)

Para as lojas de rua, operação será facultativa; shoppings terão horário especial

Lojas do Centro do Recife terão expediente facultativo

Os shoppings  da Região Metropolitana do Recife operarão em horário especial.

Desde julho deste ano, a CDL Recife anunciou a abertura do comércio nos feriados deste ano.
 
A decisão foi acordada com o sindicato dos trabalhadores da categoria. A iniciativa de abrir nos feriados partiu dos próprios lojistas, que se reuniram e decidiram movimentar o segmento.

Além de Finados, o comércio também programa abrir em outros feriados até final do ano: no Dia da Consciência Negra (20/11) e Dia de Nossa Senhora da Conceição (08/12).
Veja funcionamento de shoppings

Recife

Shopping Recife - das 12h às 21h

RioMar Recife - das 12h às 21h

Shopping Boa Vista - das 10h às 19h

Shopping Tacaruna - das 12h às 21h

Plaza Shopping - das 12h às 21h

Shopping ETC - das 12h às 18h

Shopping de Afogados - das 9h às 18h

Olinda

Shopping Patteo Olinda -  das 12h às 21h

Paulista

Paulista North Way Shopping - das 9h às 22h

Camaragibe

Camará Shopping - das 12h às 21h                

Jaboatão

Shopping Guararapes - das 9h às 22h

Cabo de Santo Agostinho

Shopping Costa Dourada - das 9h às 22h;

Moreno

Recife Outlet - das 9h às 21h

História

No dia 15 de novembro no Brasil, o Dia da Proclamação da República é celebrado em alusão à data em que esta forma de governo foi instituída no País, em 1889. O Brasil se tornou uma república após o desgaste e perda de popularidade da monarquia, no fim do século XIX.

Na época, os militares e civis estavam insatisfeitos com a monarquia após a guerra do Paraguai. O Exército Brasileiro acreditava que não era valorizado após os esforços na guerra e exigiam uma maior remuneração e a implementação de um sistema de promoção de carreira. Além disso, eles exigiram que expressassem as opiniões políticas livremente.

A insatisfação dos produtores de café e da Igreja Católica também marcou o fim da monarquia no Brasil. A questão abolicionista também teve um grande peso da decadência da monarquia no País e a perda de apoio cresceu com o passar dos anos. 

A crise política aumentou e nomes  do republicanismo da época realizaram uma reunião secreta com o marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente na época, para que ele aderisse ao movimento.

Com isso, Deodoro da Fonseca liderou militares e cercou o  Gabinete Ministerial em 15 de novembro de 1899 fez com que visconde de Ouro Preto desistisse do cargo e fosse preso. A situação foi oficialmente anunciada por um vereador do Rio de Janeiro José do Patrocínio

Com isso, Dom Pedro II deixou de ser imperador do Brasil e um governo provisório republicano foi instaurado. Marechal Deodoro da Fonseca foi selecionado para ser presidente provisório do Brasil e no dia 17 de 1889, a família real fugiu do Brasil e partiu para Europa.

A primeira lei que instituiu 15 de novembro como feriado foi criada em 1890. O Decreto nº 155-B determinou o feriado como um dia para celebrar a “pátria brasileira”. Outras leis que reforçaram o 15 de novembro como feriado foram decretadas durante a Era Vargas e a Quarta República. A lei mais recente que determina o feriado nesta data foi sancionada em 19 de dezembro de 2002 por Fernando Henrique Cardoso.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco