Violência em debate

Risco nas escolas: estado lança campanha de alerta para o bullying pela internet

Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) informou que, este ano, foram registrados 13 casos de cyberbullying em todo o Estado. Subnotificação piora situação

Publicado em: 06/11/2024 11:03 | Atualizado em: 06/11/2024 11:33

Campanha alerta para risco de bullying pelas redes sociais  (Imagem: Polícia Civil)
Campanha alerta para risco de bullying pelas redes sociais (Imagem: Polícia Civil)
Na quinta (7), é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência e o Bullying na Escola.
 
Para marcar a data,o Governo do estado lança uma campanha de alerta para esse problema que afeta principalmente estudantes. 
 
Uma das principais preocupações é o  cyberbullying, disseminado por meio de redes sociais, plataformas de mensagens, jogos online e celulares.
 
Esses instrumentos são utilizados para envergonhar, assustar ou enfurecer as vítimas.
 
Conforme a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), este ano,  foram registrados 13 casos de cyberbullying em todo o Estado. É identificada uma subnotificação. 
 
Diante dessa constatação, fica ainda mais relevante a importância de um evento, capaz de chamar a atenção e esclarecer o que é o cybebullying. 
 
Quem for vítima pode ir em qualquer delegacia para registrar a ocorrência.

Como será
 
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, a campanha será lançada no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Ela segue até o domingo (10). 
 
Um painel "instagramável" será colocado  vai ficar na frente da igrejinha, chamando a atenção para o fato que o Cyberbulling é um crime e orientando crianças e adolescentes.
 
Também haverá explicações de  como proceder no ambiente Internet.
 
A campanha
 
A Campanha #netsembullying é uma parceria entre a Polícia Civil de Pernambuco, o Grupo Mulheres do Brasil. Prefeitura do Recife,  Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, faculdade Esuda, a empresa de ônibus CONORTE , o Colégio Stúdio Class e a Associação das Delegadas e Delegados de Pernambuco (Adeppe).

A partir das 9h  e até as 12h da quinta-feira (07), estudantes de escolas privadas e públicas vão ao Parque da Jaqueira para iniciar a ação.
 
Eles poderão tirar fotos no painel que de forma lúdica e utilizando emojis reforça a importância de agir na internet pensando antes de postar, utilizando a empatia e evitando o compartilhamento de conteúdos ofensivos; além de orientar a denunciar algo “errado” a um adulto ou pelo 181 O painel permanece no local até 18h . 
 
Ação da polícia 
 
Na Polícia Civil de Pernambuco, a ação será coordenada pela Unidade de Eventos (UNICEV), que levará a Delegacia Móvel para o Parque da Jaqueira.
 
 O Instituto de Identificação Tavares Buril irá emitir 50 carteiras de identidade para os estudantes e encaminhar as demais pessoas para o atendimento posterior. 
 
Além disso, o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) estará presente para falar sobre #netsembullying aos presentes, um trabalho realizado pelo departamento durante todo o ano em visitas às escolas do Estado.
 
 As informações serão reforçadas com a presença da Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos. Haverá a apresentação da manifestação cultural Boi de Mainha. 
 
Às 11h, estará no evento a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a empresária Maria Luiza Trajano e nesse mesmo horário estarão os delegados do DPCA e de Crimes Cibernéticos. Na ocasião, a PCPE e o Grupo Mulheres do Brasil assinam um Termo de Cooperação Técnica visando aprimorar o trabalho de combate à violência contra a mulher.