A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou uma organização criminosa envolvida em sequestro, extorsão, tráfico de drogas e associação para o tráfico, que atuava nas cidades de Vitória do Santo Antão, Recife e Igarassu.
A investigação teve início em 2022. Na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Vis Compulsiva cumpriu 10 mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Caruaru.
Durante a operação, foram empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), com apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (GISO/SEAP-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
Em entrevista coletiva, concedida em Caruaru, no Agreste, o delegado Allysson Cristopher afirmou que a operação foi montada a partir da denúncia de um roubo seguido de extorsão a uma empresária.
Os criminosos, fortemente armados e com coletes balísticos, abordaram a vítima e levaram uma carga de roupas, que seguiria para Toritama, na mesma região, avaliada em R$ 150 mil.
"Também obrigaram a empresária a fazer várias transferências bancárias", disse.
Os bandidos eram de Vitória de Santo Antão, na Zona da mata.
"Recolhemos vários materiais. Eles servirão como base para novas medidas judiciais", afirmou o delegado.
Na ação, houve uma prisão em flagrante por adulteração de sinal identificador de um carro.