Cinema As cenas picantes que você não verá em "Cinquenta tons de cinza" Diante do anúncio da censura fixada em 16 anos, os fãs de Anastasia Steele e Christian Grey deduziram que a película não seria tão intensa

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/02/2015 15:22 Atualizado em: 12/02/2015 15:33



Para adaptar a narrativa "quente" de Cinquenta tons de cinza, assinada por E.L. James, para o cinema, a diretora Sam Taylor-Johnson abriu mão das cenas mais fortes descritas minuciosamente nos livros e reduziu para 20% do tempo do filme as passagens com apelo sexual. Diante do anúncio da censura fixada em 16 anos, os fãs de Anastasia Steele e Christian Grey deduziram, de antemão, que a película não seria tão intensa quanto sua versão original, a literária.

Enquanto alguns acreditam que "suavizar" as passagens sadomasoquistas tenha sido a escolha mais acertada – para ampliar o alcance da bilheteria e não constranger os espectadores – a maioria deixa as salas de cinema com a sensação de que algo ficou faltando. O Viver conversou com algumas espectadoras após a estreia do longa no Recife e listou cenas de impacto que foram deixadas de fora. Não queremos contar o que você verá, mas o que não terá chance de ver – pelo menos até o próximo título da franquia.

Antes de mais nada, não há beijo de língua explícito em nenhuma cena do filme. Os beijos são intensos, estalados, acompanhados de gemidos e perda de fôlego. Línguas, porém, não são mostradas: apenas lábios se tocando ou, no máximo, se mordiscando. Mordiscar o lábio, aliás, é atitude frequente da protagonista, interpretada por Dakota Johnson, cuja boca ganha destaque em diversas passagens do filme. A ideia é reproduzir o clima de tensão sexual que essas mordidas no próprio lábio provocam no enredo original.

Sexo oral, nem pensar. As cenas em que Christian Grey recebe essas "carícias" desse tipo da submissa não foram cogitadas. Seriam muito pesadas para uma adaptação às telonas voltada para o público a partir dos 16 anos. O nu frontal também é explorado sem enfocar os genitais. Pelos pubianos, sim. Detalhes e close, não. Jamie Dornan, que dá vida ao sádico Sr. Grey, já havia vetado em contrato prévio o nu frontal. O ex-modelo da Calvin Klein mostra as nádegas e ensaia abrir a braguilha da calça, mas só ensaia. Passa a maior parte do romance sem camisa e vestindo jeans, no estilo Wolverine, mas com menos apelo lumbersexual – ao contrário do que transparece sua personalidade no livro, narrada como extremamente máscula e sedutora.

Picante? Pero no mucho by Slidely Slideshow



A polêmica cena em que Christian retira o absorvente interno de Anastasia e a leva para transar no banheiro também foi vetada. Muitos fãs a consideram “repugnante” em fóruns dedicados ao livro, mas havia resquícios de expectativa sobre sua inclusão no enredo adaptado. A diretora Taylor-Johson declarou em entrevistas que essa passagem não foi sequer planejada, estava fora de cogitação.

Plugs anais não têm vez nas filmagens. Surgem somente como tópico em um diálogo interrompido bruscamente, em relação ao contrato de submissão de Anastasia. Palmadas nas nádegas substituem as surras do misterioso Sr. Grey. Portanto, nada de esperar um verdadeiro massacre sadomasoquista em cena. Este foi convertido em tomadas politicamente corretas nas quais até mesmo o "pior" do Dominador – intimado pela Submissa a mostrar sua face mais cruel – definitivamente não se compara à dor infligida por ele nas páginas de E.L James.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL