Famosas por causa de participações em filmes de Quentin Tarantino (À prova de morte) e Robert Rodriguez (Machete e Planeta Terror), as gêmeas venezuelanas Electra e Elise Avelán estão de volta à mídia graças ao Space Awards. Nas vinhetas de divulgação da premiação, exibidas pelo canal Space, as atrizes aparecem ao lado do ator Danny Trejo, de quem são amigas desde a época do projeto Grind House, produzido pelos dois cineastas.
[SAIBAMAIS]Para divulgar o Space Awards, elas cederam uma entrevista coletiva em Austin, no Texas, onde foram filmadas as vinhetas. As irmãs surpreenderam os jornalistas presentes com declarações críticas sobre a rotina em Hollywood. Elas declararam que desistiram de trabalhar como atrizes porque sentiam que precisavam se comportar como prostitutas em uma indústria onde o machismo impera.
Elise atualmente trabalha como produtora de documentários e administradora de uma fábrica de queijos no Texas. Electra é designer de joias e fotógrafa. Elas são sobrinhas do norte-americano Robert Rodriguez, que tem filhos com uma tia delas, com que ele foi casado.
A cerimônia de premiação do Space Awards ocorre neste domingo, às 22h, no canal pago Space.
TRECHOS DA COLETIVA
Elise:
"Eu estive em Los Angeles por sete anos, mas não quero mais atuar. Se você é uma mulher de boa aparência, você é explorada quando está diante de uma câmera. Você será sexualizada. Eu cresci nesse meio e vi isso acontecer com minha mãe, que é atriz. Hoje eu prefiro estar por trás das câmeras. Tenho mais poder por trás das câmeras porque posso criar um espaço para as mulheres serem expressivas e não exploradas. Também tenho uma marca de joias e acessórios feitos com cristais incrustados em cápsulas de balas de verdade. Assim, eu transformo o significado violento das balas. Eu até mudei meu nome artístico para não confundir minha carreira de atriz com meu novo trabalho. Agora assino como Alice Rabbit."
"Eu estava em Los Angeles e recebi o convite para participar de em uma audição para o filme de um diretor que eu admiro muito, quando, de repente, um cara fica nu na minha frente. Eu decidi que precisava ir embora dali imediatamente."
"Robert (Rodriguez) é uma boa influência. É verdade que ele sexualiza demais as mulheres nos filmes porque as vê como flores bonitas que ele ama. É uma espécie de apologia à beleza. É uma reação ao que elas provocam nele. Mas ele sempre nos inspirou a ver a verdade. Ele nos trouxe para a indústria, mas sempre nos alertou para essas coisas. A relação dele com as atrizes não é exploratória, é de estímulo. Ele percebeu que tínhamos uma luz."
"Robert concentra-se mais no momento da atuação. Ele valoriza a originalidade da atuação, o sentimento em si. Quer novas ideias."
"Quentin (Tarantino) é um escritor brilhante. Ele sabe exatamente o que quer do personagem e faz uma preparação anterior às filmagens que pode durar semanas, com várias camadas e referências."
Electra:
"Quentin nos mostra cenas de filmes antigos para explicar melhor o que quer de nós. Ele nos mostra referências para explicar que tipo de energia ele quer."
"Em Los Angeles, cheguei a receber propostas para fazer favores sexuais em troca de papéis em filmes. Foi horrível. Fiquei realmente assustada. Comecei até a questionar meu talento como atriz. Me perguntei se eu precisaria do sexo para fazer o que eu realmente queria para minha vida. Procurei ajuda e as pessoas me diziam que era assim que funcionava. Diziam que eu deveria fazer isso se eu quisesse sucesso e que isso acontecia com todas. Isso me deixou muito estressada e realmente fiquei doente. Percebi que eu nunca seria feliz naquela indústria. Comecei a dizer não. Eu não desejaria agir como uma prostituta para sobreviver."
"Resolvi desistir e hoje faço minhas próprias produções, principalmente documentários, além de administrar uma fábrica de queijos artesanais junto com meu pai aqui no Texas. Isso me curou. Curou minhas doenças, pois cheguei a sofrer de bulimia e anorexia em Los Angeles."
"Hollywood é cheia de homens poderosos que realmente acreditam que o sucesso deve ser atingido a partir da exploração sobre as pessoas. Eles acham que isso é OK."
"Nós não escolhemos ficar conhecidas como as latinas quentes ou como as gêmeas sexy. Foram homens que escolheram. Não fomos nós. Se ficássemos em Hollywood, estaríamos sempre associados a esses papéis. Eu entendo a excitação que os meninos sentem, mas não sou obrigada a aceitar."
"Quentin gosta de mostrar mulheres bonitas nos filmes, mas ele também procura um humanismo. Ele entende a complexidade das mulheres."
Leia a notícia no Diario de Pernambuco