Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco
Publicado em: 30/09/2015 09:03 Atualizado em: 30/09/2015 09:42
Matt Damon interpreta (mais uma vez) astronauta perdido em filme de Ridley Scott. Foto: YouTube/Reprodução |
Pássaros de fogo, lava prateada, nuvens de insetos de metal, aranhas elétricas, colinas azuis e cidades de ossos são algumas das imagens descritas pelo escritor Ray Bradbury no livro Crônicas marcianas, de 1950 (R$ 31,50, Biblioteca Azul). Depois de 65 anos, a ciência já provou que nada disso é possível em Marte, mas o planeta ainda exerce fascínio e continua a ser cenário de aventuras fictícias (cada vez mais realistas) protagonizadas por seres humanos e alienígenas.
Expedições reais já foram anunciadas para as próximas décadas (até mesmo um reality show mortal promete levar os participantes para o planeta). No mundo da fantasia, entretanto, elas foram concretizadas e visualizadas graças ao talento dos artistas e a efeitos especiais cada vez mais verossímeis, como poderá ser visto no novo filme.
As pesquisas científicas já provaram que os marcianos nunca seriam como as criaturas presentes em clássicos da literatura e do cinema (transportadas também para histórias em quadrinhos, músicas, seriados e videogames). Mesmo assim, a humanidade teima em continuar a alimentar mitos de monstros e paisagens impossíveis. Há quem prefira Vênus ou Plutão, mas Marte sempre será o planeta que mais mexe com a imaginação dos terráqueos.
Marte é aqui
O Viver avalia como o planeta foi explorado na imaginação artística em diversos campos:
Na literatura
Em 1897, o escritor britânico HG Wells retratou os marcianos como morcegos diurnos, parecidos com querubins, com cabeças humanas, asas prateadas e tentáculos sob a boca. A descrição está no conto O ovo de cristal, traduzido ao português pelo paraibano Bráulio Tavares no livro O país dos cegos e outras histórias. Outros autores clássicos de histórias de Marte são Ray Bradbury, Ben Bova, Edgar Rice Burroughs e Kim Stanley Robinson. O filme Perdido em Marte é baseado em livro homônimo de Andy Weir.
Fotos: Divulgação |
LIVROS
Ray Bradbury (Crônicas)
HG Wells (O ovo de cristal, Guerra dos mundos)
Ben Bova (Regresso a Marte)
No cinema
Marte é um dos cenários mais recorrentes em filmes de ficção científica, assim como os marcianos são os alienígenas que mais visitam a Terra. Na história do cinema, são dezenas de exemplos, que vão dos mais absurdos (Papai Noel conquista os marcianos) e escrachados (Marte ataca!) aos mais existenciais (Watchmen) e realistas (Missão: Marte). A temática é antiga, com clássicos mudos como a ficção científica soviética Aelita, a rainha de Marte (1924).
Robinson Crusoe on Mars, Marte Ataca e The Wizard of Mars. Fotos: Divulgação |
OUTROS FILMES
Robinson Crusoe on Mars
Meu marciano favorito
Marte ataca!
Fascistas em Marte
Planeta Vermelho
Fantasmas de Marte
Pirado no espaço
Capricorn One
Cowboy Bebop
The Wizard of Mars
Red planet Mars
Guerra dos mundos (2 versões)
Nos games
Duas luas de Marte servem de cenário para Doom,
um dos maiores clássicos dos videogames de todos
os tempos, que também já virou filme. O Planeta Vermelho ainda inspirou jogos dos mais variados tipos, seja de estratégia
ou de corrida. Um dos
mais loucos é Lesbian Spider-Queens of Mars (“Aranhas-Lésbicas Rainhas de Marte”).
Videogames
Doom
Mars: War Logs
Biker Mice from Mars
Battlefront Mars
FreeMars
Lesbian Spider-Queens of Mars
Mars Attacks
Mines of Mars
Mars Rover
Taz in Escape from Mars
Nos seriados
No universo fictício do seriado Star trek (Jornada nas estrelas), Marte faz parte da Federação dos Planetas Unidos e teria começado a ser colonizado por seres humanos por volta de 2013 (dois séculos antes das aventuras do Capitão Kirk). Outras séries que popularizaram bastante o Planeta Vermelho foram Flash Gordon (nos cinemas) e Meu marciano favorito (1963-1966), que também deu origem a um desenho animado (1973) e um longa-metragem (1999).
TV
Meu marciano favorito (foto)
Planeta Vermelho
Star trek
Na música
Caetano Veloso, Elis Regina, Raul Seixas, Lenine e Thiago Matheus estão entre os cantores que já mencionaram Marte e os marcianos em músicas famosas. Internacionalmente, o exemplo mais famoso é David Bowie, autor da clássica Life on Mars e criador do personagem extraterrestre Ziggy Stardust, que cantava junto com a banda Aranhas de Marte (Spiders from Mars).
Elis Regina, David Bowie e Raul Seixas. Fotos: Divulgação |
MÚSICAS
David Bowie (Life on Mars, Spiders from Mars)
Elis Regina (Alô, alô, marciano)
Thiago Matheus (Pai, tô em Marte)
Lenine (Marco marciano)
Caetano Veloso (Pulsar)
Henrique Cerqueira
(Vou amar-te)
Versalle (Marte)
Raul Seixas (Marcianita, loteria da Babilônia)
Mutantes (Marcianita)
Nos quadrinhos
Apenas no universo da DC Comics, existem pelo menos 13 personagens que são alienígenas marcianos. Da Marvel, já foram lançados 49 gibis com cenas ambientadas em Marte. Há ainda as aventuras de Flash Gordon e a série do herói John Carter (também tema de um filme), inspirado no livro de Edgar Rice Burroughs,
criador de Tarzan.
John Carter, Watchmen e Caçador de Marta, da DC Comics. Fotos: Divulgação |
HQs
Watchmen (foto)
Mars
John Carter
A DC comics tem 13 personagens marcianos
O planeta já apareceu em 49 gibis da Marvel