Direitos autorais
Sites piratas continuam a exibir filmes e séries apesar de o Mega Filmes HD ser tirado do ar
Endereços eletrônicos desafiam as leis e oferecem opção das cópias até em full HD
Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco
Publicado em: 20/11/2015 17:28 Atualizado em: 20/11/2015 19:41
Sites testados pelo Viver continuam no ar. Foto: Montagem/DP |
O fechamento do Mega Filmes HD - maior site pirata de filmes, séries, shows e documentários do país, retirado do ar após operação da Polícia Federal - não intimidou outros exibidores de conteúdo audiovisual na internet. Abastecidos com catálogos de obras já lançadas ou até mesmo inéditas no Brasil, os portais continuam a operar livremente para atender aos internautas interessados em assistir a produções sem frequentar cinemas, pagar por assinatura de TV ou de serviços de streaming (transmissão via internet) - embora a oferta bata de frente com as leis de proteção aos direitos autorais.
Saiba mais...
Mega Filmes HD, site pirata de filmes e séries, deve sair do ar após prisão de donos
Guerra entre TV e pirataria movimenta mercado dos fãs que produzem legendas para séries. Conheça os "fansubbers"
Para combater pirataria, canal Fox antecipa exibições de The walking dead no Brasil
Ação contra pirataria notifica 50 sites que reúnem letras musicais
Aplicativo pirata Popcorn Time volta em versão para web
Depois da prisão, casal do Mega Filmes HD vende salgados
Aplicativo pirata Popcorn Time misteriosamente volta a ficar ativo
Nickelodeon planeja filme do desenho Hey Arnold
Depois da queda do Mega Filmes HD, o Skyphenix ficou inacessível. Uma tela de "conteúdo removido" impedia o acesso ao acervo - aviso semelhante ao exibido quando se tenta entrar no site alvo da PF. Mas, nos endereços Armagedom Filmes, Filmes Online Grátis, Top Filmes HD, Supercine Online, Filmes Online X e Filmes Online 2 (todos testados na tarde desta sexta-feira), o catálogo permanece aberto ao público.
A maioria apresenta a possibilidade de assistir em Full HD (nível de qualidade das melhores telas de cinema), HD ou em resolução inferior, como as filmagens amadoras - devidamente legendadas ou dubladas e compreensíveis para os espectadores. Há, ainda, os sites com a opção de fazer o download das obras - embora o recurso mais "atraente" seja o acesso via streaming, quando o filme ou a série são transmitidos enquanto a trama avança (como no YouTube), sem a necessidade de transferência de arquivos para o computador. No Armagedom Filmes, até a novela bíblica e atual sensação da televisão brasileira, Os dez mandamentos, é oferecida.
JUSTIÇA
A operação Barba Negra deflagrada pela Polícia Federal prendeu, nesta semana, em São Paulo, o casal de proprietários do Mega Filmes HD e deteve outras cinco pessoas. Eles foram acusados de organização criminosa e violação de direitos autorais. A PF estimou em mais de 60 milhões o número de visitas mensais à página e um faturamento de R$ 70 mil em publicidade pelos proprietários. Os advogados dos donos entraram com pedido de habeas corpus na Justiça.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS