Gente
Antônio Nóbrega percorre o Brasil em busca de manifestações populares
Recifense defende que o país precisa tirar do gueto vertentes como o erudito e o contemporâneo
Publicado em: 28/12/2015 10:20 Atualizado em:
"Se a gente colocar a cultura popular de um lado e a erudita de outro, criamos um distanciamento dentro da nossa história". Foto: Vitor Vogel/Divulgação |
Depois de percorrer quase todo o Brasil para respirar a essência das manifestações populares e vivenciar os mais diversos cantos e danças que contemplam a cultura brasileira, o recifense Antônio Carlos Nóbrega defende que é preciso rever os conceitos de cultura popular e cultura erudita. Como explica o artista, “a gente tende a guetificar o conceito de cultura popular”. Ao unir diferentes símbolos brincantes, Nóbrega criou o próprio estilo e concepção artística, e, por meio da dança contemporânea, procura expor o diálogo entre as matrizes corporais do mundo popular brasileiro.
Saiba mais...
Festival de Circo homenageia Antonio Nóbrega nesta segunda
Filme Brincante, com Antônio Nóbrega, será exibido no Recife em novembro. Veja trailer
Cofundador do Quinteto Armorial, Antonio Nóbrega divulga nota sobre Ariano Suassuna
Instituto Brincante, de Antonio Nóbrega, corre risco de despejo em São Paulo
Malhação: Alina faz revelação para Rodrigo. Confira o resumo da segunda-feira
Autor de inúmeros espetáculos e um dos nomes mais marcantes da arte no Brasil, o dançarino e pesquisador acredita que, pela mescla conceitual existente nas manifestações artísticas, a divisão tradicional de popular e erudito já está ultrapassada. “Há determinadas obras menos complexas e outras mais complexas, além daquelas que se requer um aprimoramento intelectual”, explica.
Ao misturar passos do frevo com o caboclinho, por exemplo, Nóbrega mostra como é possível contemporanizar o mundo simbólico e lúdico na dança contemporânea, e assim, misturar os conceitos de popular e erudito. “Quero fazer com que o universo simbólico fique mais compreensível dentro da realidade”, completa o artista.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS