Viver

Virtuosi promove sete dias de concertos gratuitos com atrações internacionais

Na 18ª edição, o festival faz a estreia internacional, com apresentações em Buenos Aires e Montevidéu, além de Fortaleza, Campo Grande, João Pessoa, Olinda e Recife


A abertura da 18ª edição do Virtuosi, neste domingo, será bem longe do Recife, berço do festival gratuito dedicado à música instrumental. A Orquestra Virtuosi - composta por músicos de várias cidades brasileiras e da Itália, Estados Unidos, Dinamarca, Suécia, Rússia, Taiwan, Romênia - fará estreia da programação internacional do evento, em Buenos Aires, na Usina Del Artes. Montevidéu, Fortaleza, Campo Grande e João Pessoa também foram incluídas no roteiro, além de Olinda e da capital pernambucana.

Confira o roteiro de shows e prévias no Divirta-se

Principal destaque da programação, o The Harlem Quartet estreia a agenda local, neste domingo, às 18h, no Convento de São Francisco, em Olinda. O quarteto de cordas carrega no nome a cidade natal, nos Estados Unidos, habitada majoritariamente por negros, onde desenvolvem trabalhos de educação musical voltada a jovens. O repertório do grupo vencedor do Grammy mescla clássico e jazz, com obras de compositores como Beethoven, Mendelssohn, Turina, Tom Jobim, Dizzy Gillespie e Chick Corea. Serão mais dois concertos, em Fortaleza e no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio), no sábado.

Os outros convidados internacionais são a pianista e professora armênia Marianna Shirinyan e a violinista britânica Priya Mitchell, diretora artística do Chamber Music Festival Oxford, além do francês Quatuor Caliente. Apesar da origem europeia, o grupo parisiense se dedica a um dos gêneros mais tradicionais da América Latina, o tango, no programa Conexão Buenos Aires.

Pela primeira vez, o Alto José do Pinho será palco de um dos concertos do festival. "Para nós, tem a mesma importância, e quiçá mais, chegar no Alto José do Pinho. Essa comunidade nunca recebeu uma orquestra sinfônica. É um privilégio chegar lá. Tenho uma longa experiência no Festival de Garanhuns, com concertos para 25 mil pessoas, e a receptividade certamente será boa", acredita o diretor artístico do festival. Sob regência dele, a Orquestra Jovem de Pernambuco subirá o morro no próximo sábado, às 19h.

PROGRAMAÇÃO 

Amanhã
The Harlem Quartet, às 18h, no Convento de São Francisco (Olinda)
Terça
Trio de Cordas (Membros do Quarteto Carlos Gomes), às 19h, da Ordem Terceira de São Francisco do Recife
Quarta 
Orquestra Jovem de Pernambuco, com solo da violinista Priya Mitchell, às  19h, na Ordem Terceira de São Francisco do Recife
Quinta 
The Harlem Quartet, às 20h, no Teatro de Santa Isabel
Sexta 
Orquestra Virtuosi, sob regência de Rafael Garcia, às 20h, no Teatro de Santa Isabel
Sábado (19)
Quatuor Caliente, às 20h, no Teatro de Santa Isabel
Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Rafael Garcia, às 19h, no Alto José do Pinho
Domingo (20)
Marianna Schrinyan (piano) e Priya Mitchell (violino), às 19h, no Teatro de Santa Isabel

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...