A abertura da 18ª edição do Virtuosi, neste domingo, será bem longe do Recife, berço do festival gratuito dedicado à música instrumental. A Orquestra Virtuosi - composta por músicos de várias cidades brasileiras e da Itália, Estados Unidos, Dinamarca, Suécia, Rússia, Taiwan, Romênia - fará estreia da programação internacional do evento, em Buenos Aires, na Usina Del Artes. Montevidéu, Fortaleza, Campo Grande e João Pessoa também foram incluídas no roteiro, além de Olinda e da capital pernambucana.
Confira o roteiro de shows e prévias no Divirta-se
Principal destaque da programação, o The Harlem Quartet estreia a agenda local, neste domingo, às 18h, no Convento de São Francisco, em Olinda. O quarteto de cordas carrega no nome a cidade natal, nos Estados Unidos, habitada majoritariamente por negros, onde desenvolvem trabalhos de educação musical voltada a jovens. O repertório do grupo vencedor do Grammy mescla clássico e jazz, com obras de compositores como Beethoven, Mendelssohn, Turina, Tom Jobim, Dizzy Gillespie e Chick Corea. Serão mais dois concertos, em Fortaleza e no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio), no sábado.
Os outros convidados internacionais são a pianista e professora armênia Marianna Shirinyan e a violinista britânica Priya Mitchell, diretora artística do Chamber Music Festival Oxford, além do francês Quatuor Caliente. Apesar da origem europeia, o grupo parisiense se dedica a um dos gêneros mais tradicionais da América Latina, o tango, no programa Conexão Buenos Aires.
Pela primeira vez, o Alto José do Pinho será palco de um dos concertos do festival. "Para nós, tem a mesma importância, e quiçá mais, chegar no Alto José do Pinho. Essa comunidade nunca recebeu uma orquestra sinfônica. É um privilégio chegar lá. Tenho uma longa experiência no Festival de Garanhuns, com concertos para 25 mil pessoas, e a receptividade certamente será boa", acredita o diretor artístico do festival. Sob regência dele, a Orquestra Jovem de Pernambuco subirá o morro no próximo sábado, às 19h.