Perda histórica
Morre Lemmy Kilmister, lenda do Heavy Metal
Baixista e vocalista do Motörhead completou 70 anos na véspera de Natal
Por: Mike Torres - Diario de Pernambuco
Publicado em: 28/12/2015 22:10 Atualizado em: 31/12/2015 07:21
Lemmy e o Motörhead, "a banda mais barulhenta do mundo", se apresentaram no Abril Pro Rock em 2009. (Foto: Alexandre Gondim/DP) |
Morreu nesta segunda-feira o lendário vocalista e baixista da banda de heavy metal britânica Motörhead, Lemmy Kilmister, aos 70 anos. A causa da morte foi um câncer agressivo no cérebro recém-descoberto.
Saiba mais...
Músicos do Recife comentam influência de Lemmy, do Motörhead
"Acabou", diz baterista do Motörhead após morte de Lemmy Kilmister
Motorhead atrai público tímido para o primeiro dia de shows
Lemmy Kilmister estrela propaganda de leite gravada semanas antes da morte dele
Morre o revolucionário compositor francês Pierre Boulez, aos 90 anos
Morre o ator Antônio Pompêo no Rio de Janeiro
Produtor de Bee Gees, Eric Clapton e Grease, Robert Stigwood morre aos 81 anos
Corpo do cantor Craig Strickland, desaparecido há oito dias, é encontrado nos Estados Unidos
Morre Michel Galabru, ícone do teatro e cinema francês
Líder do Foo Fighters, Dave Grohl homenageia Lemmy com tatuagem
A página oficial da banda postou uma nota no Facebook. "Não há maneira fácil de dizer isso. Nosso nobre amigo Lemmy morreu hoje, após uma curta batalha contra um câncer extremamente agressivo. Ele descobriu a doença em 26 de dezembro, em casa, sentado e jogando seu videogame favorito [...]. Nasceu para perder, viveu para ganhar".
A notícia foi dada inicialmente pelo apresentador do programa da VH1 "That Metal Show", Eddie Trunk, em sua conta no Twitter. O jornalista anunciou que o empresário da banda está preparando um comunicado oficial que pode ser publicado a qualquer momento.
Lemmy e o Motörhead, que se auto-proclama como "a banda mais barulhenta do mundo", se apresentaram no Recife em 2009, no festival Abril Pro Rock.
Kilmister sofria de diabetes, gastrite e do coração desde 2013 e precisou colocar um marcapasso, cortar a bebida e o cigarro, dos quais sempre abusou durante a vida e o que gerou vários boatos sobre sua morte em outros momentos.
A banda havia lançado o 22º álbum da carreira, "Bad Magic", em setembro, e a turnê estava agendada até o começo de fevereiro.
Em novembro, o Motörhead já havia sofrido uma perda considerável. O baterista original da banda e integrante da formação clássica, Phil "Philthy Animal" Taylor morrera aos 61 anos.
Repercussão no mundo do Metal
Outra lenda do Heavy Metal, Ozzy Osbourne lamentou a perda do amigo. Em sua conta no Facebook, o vocalista do Black Sabbath disse que Lemmy vai fazer falta. "Perdi um dos meus melhores amigos, Lemmy, hoje. Ele fará uma falta terrível. Foi um guerreiro e uma lenda. Vejo você no outro lado", disse.
O guitarrista e fundador da banda de thrash metal Anthrax, Scott Ian, também prestou homenagem a Kilmister. "Ele viveu uma vida de sonhos e se foi enquanto estava no topo. Ele era o Motörhead e tocou o Rock & Roll!", postou no Facebook, como legenda de duas fotos com Lemmy.
Líder do Megadeth, Dave Mustaine comentou a morte de Lemmy no Twitter. "Adeus, Lemmy. Eu te amo, irmão".
Em sua página oficial, o Metallica relembrou uma parceria entre os músicos e chamou Lemmy de "nosso herói".
"Palavras sobre Lemmy nunca serão suficientes, então nós simplesmente vamos dizer 'adeus, Lord Lemmy, obrigado pela música, pelos shows, pelas turnês que fizemos e as risadas e histórias que compartilhamos' - Com amor, Rob, Glenn, Ian, Richie e Scott", disse o Judas Priest no Facebook.
De roadie de Jimmy Hendrix a sexy symbol e "deus"
Nascido em 24 de dezembro de 1945, na cidade de Burslem, Inglaterra, como Ian Frasier Kilmister, adotou o nome artístico aos dez anos. Em 1967, Lemmy foi roadie do lendário Jimmy Hendrix, antes de entrar na banda Sam Gopal, em 1968. No ano seguinte, passou pela banda de curta existência Opal Butterfly. Em 1971, entrou na Hawkind.
Foi demitido do grupo e, em 1975, fundou a Bastard, que posteriormente seria chamada de Motörhead. A banda começou com a formação Lemmy nos vocais e no baixo, Larry Wallis na guitarra e Lucas Fox na bateria. Os outros integrantes foram substituídos para dar lugar à formação clássica do Motörhead: Lemmy (vocais e baixo), "Fast" Eddie Clark (guitarra) e Phil "Philthy Animal" Taylor (bateria).
Com esse line-up, o Motörhead alcançou o estrelato, conquistando tanto fãs do heavy metal quanto do punk rock. O peso e a velocidade dos instrumentos, o vocal rouco e potente de Lemmy, além de sua atitude viril, tanto nos palcos quanto fora deles - o microfone na altura da testa era uma de suas marcas registradas, assim como a declaração de ter levado mais de mil mulheres para a cama -, fizeram com que o Motörhead se transformasse em referência no mundo da música e que o cantor fosse proclamado "deus".
Clássicos do Rock
O Motörhead é responsável por alguns dos maiores hinos da história do rock e do heavy metal. "Ace of Spades", "Overkill", "Orgasmatron" e "Going to Brazil" são algumas das canções que elevaram a banda ao status de divindades da música. Confira "Ace of Spades", considerado o maior sucesso da banda:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS