Política cultural
Projeto de Sistema de Incentivo à Cultura é tema de escuta pública e protestos
Produtores se uniram na Frente de Luta pela Cultura e convocam protesto para esta quarta-feira, na Rua da Aurora
Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco
Publicado em: 09/12/2015 16:14 Atualizado em: 09/12/2015 17:48
Encontros serão realizados até a sexta-feira (11). Foto: Fundarpe/Reprodução |
O Ciclo de diálogos promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco sobre a reformulação do Sistema de Incentivo à Cultura (Fundarpe) terá mais uma rodada nesta quarta-feira (9). O encontro; realizado na sede da Fundarpe, às 19h, será marcado também por protestos.
Saiba mais...
Críticos elegem os melhores na cultura em 2015
Secult debate com realizadores culturais de Caruaru mudanças no financiamento de projetos
Editais do Funcultura 2015/2016 são divulgados com orçamentos menores
MinC e Funarte exigem explicação do governo paulista sobre violência policial em teatro
"O mecenato é um sistema que induz a corrupção, já que as empresas buscam 'investir' com dinheiro público. Na lógica empresarial, esses 'incentivos' passam a ser orçamento de publicidade e marketing e, nesse âmbito, são recorrentes os esquemas de corrupção", completam os organizadores, no material.
Em protesto ao SIC, o grupo fará o primeiro ato público contra o novo sistema. A manifestação será realizada nesta quarta-feira (9), às 18h, no Teatro Arraial, localizado na Rua da Aurora. A Fundarpe reforça quea reunião é aberta ao público e que os manifestantes são bem-vindos ao debate. "Só depois de uma série de escutas públicas, o projeto revisado será enviado à Assembleia Legislativa", garante a assessoria da Secult.
A proposta de Mecenato tem como base o incentivo de projetos culturais por meio de recursos captados diretamente de empresas dedutíveis do ICMS. Nessa modalidade, poderão ser beneficiados três tipos de projetos: os voltados para a manutenção de acervos ou centros de cultura, eventos promovidos pelo poder público, como o Carnaval, e as demais iniciativas que não estão contempladas nas outras categorias.
Confira a Minuta atualizada na última quarta-feira (2):
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS