Cinema Semana Star Wars: A expectativa dos fãs recifenses para a estreia de O Despertar da Força Longa dirigido por J.J. Abrams chega aos cinemas nesta quinta-feira (17), com sessões especiais já à meia-noite

Por: Pedro Siqueira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/12/2015 08:55 Atualizado em: 16/12/2015 14:54


Arthur Olímpio é fã desde criança e presidente do Conselho Jedi em Pernambuco. Foto: Julio Jacobina/DP
Arthur Olímpio é fã desde criança e presidente do Conselho Jedi em Pernambuco. Foto: Julio Jacobina/DP

“Houve um despertar. Você sentiu?”. Desde que a frase, dita há mais de um ano, no primeiro trailer de Star Wars: O despertar da Força, começou a circular pela web, os fãs da saga espacial criada por George Lucas iniciaram uma longa espera pela estreia do sétimo filme, que chega aos cinemas brasileiros amanhã, mais de dez anos depois do sexto longa (A vingança de Sith) na telona e 38 anos após a estreia do primeiro, Uma nova esperança.

O despertar da Força já chega envolto em expectativa. Não só será a primeira oportunidade de toda uma geração de fãs assistir à SW na telona, mas também será o primeiro filme a retomar a história do trio original - Han Solo, Luke Skywalker e Leia. Sob a direção de J.J. Abrams (Lost, Star Trek), o filme acompanha os eventos da saga 30 após O retorno de Jedi (1983), introduzindo um novo trio de protagonistas, liderados pela sucateira Rey (Daisy Ridley), o stormtrooper Finn (John Boyega), o piloto Poe Dameron (Oscar Isaac) e o vilão da vez, Kylo Ren (Adam Driver).

A expectativa dos fãs pela estreia pôde ser sentida já meses antes do lançamento, com a grande procura de pré-venda de ingressos para as primeiras sessões. No Recife, as primeiras serão exibidas já à 0h01 de hoje para amanhã, nos cinemas da rede UCI, Cinemark e Cinépolis.

A sessão especial será prestigiada por fãs como os estudantes Thiago Albuquerque e Lucas Nogueira, de 22 e 19 anos, respectivamente. Os dois garantiram ingresso desde o início das vendas, em outubro, e já estão na contagem regressiva: “Todo mundo tem um pouquinho de Star Wars. É uma celebração bonita, ver todo mundo, de crianças a adultos, ansiosos para o retorno de Luke. Quando eu vi Han Solo no primeiro trailer, tive vontade de chorar”, conta Thiago. Lucas, mais jovem, é um dos que nunca viram um SW inédito nos cinemas. “Não me interessava muito na época dos últimos filmes, mas decidi dar uma chance e acabei viciando, estou marcando presença para corrigir o erro do passado”, afirma.



Desde o anúncio do filme, em 2012, os admiradores ficaram esperançosos. Os últimos três Star Wars - lançados em 1999, 2002 e 2005 - sofreram fortes críticas pelo uso excessivo de computação gráfica, atuações sofríveis e roteiro fraco. O novo longa ganhou ainda mais força (sem trocadilhos) com a entrada de Lawrence Kasdan como roteirista. É dele, por exemplo, a história de O Império Contra-Ataca (1980), considerado por muitos o melhor filme da trilogia clássica.

“Quero ver algo completamente novo. Pessoas novas, situações novas, os traileres me deram a sensação de que será tudo bem no clima dos filmes antigos”, diz Arthur Olímpio, estudante e presidente do Conselho Jedi em Pernambuco (sim, isso existe!). Nos Estados Unidos, o poder da Força também foi sentido na fila quilométrica em volta do Grayman’s Chinese Theater, em Los Angeles, que recebeu a estreia mundial de O despertar da Força, com a presença de equipe e elenco. Cosplayers, selfies com os astros e até um pedido de casamento momentos antes da sessão provam que, mesmo depois de quase 40 anos, a Força não só despertou, como está mais viva do que nunca.

Rey, Finn, Poe e Kylo Ren, destaques do novo Star Wars. Fotos: Disney/Lucasfilm/Divulgação
Rey, Finn, Poe e Kylo Ren, destaques do novo Star Wars. Fotos: Disney/Lucasfilm/Divulgação


+ O que já se sabe da nova trama
Além do retorno do trio clássico de protagonistas, o filme marca a volta de Star Wars ao formato analógico, em contraste com o excesso de computação gráfica na segunda trilogia (1999-2005). O diretor J.J. Abrams afirma que a maioria dos efeitos são práticos, com maquetes, robôs e fantasias/maquiagem criados especialmente para a produção. Confira um pouco mais dos protagonistas desta nova trilogia.

Rey (Daisy Ridley)
Vive sozinha no planeta desértico Jakku. A rotina pacata muda quando ela se vê envolvida na batalha da Resistência contra a Primeira Ordem. Especula-se que ela tenha alguma relação de parentesco com algum personagem do trio original.

Finn (John Boyega)
Um stormtrooper desertor que, descrente na causa da Primeira Ordem, larga a armadura e se junta à heroína Rey. Personagem chegou a causar polêmica na China, onde, pelo fato de ser negro, o ator foi quase apagado do poster oficial do filme.

Poe (Oscar Isaac)
É, nas palavras do intérprete, “o melhor piloto da galáxia”. Membro da Resistência, é enviado em missão pela general Leia, mas acaba capturado pelas forças da Primeira Ordem. O personagem é uma referência clara aos pilotos da Aliança Rebelde.

Kylo Ren (Adam Driver)
O vilão da vez é uma misteriosa figura mascarada com conhecimentos da Força. O que mais chamou a atenção dos fãs foi seu sabre de luz com guarda. Especula-se que ele é um colecionador de antigos artefatos do Império. Em um dos trechos que mais gerou comoção nos fãs, Ren parece conversar com a máscara queimada de Darth Vader (morto em O retorno de jedi), o que levou a especulações de que ele está de alguma forma ligado à família Skywalker.

Amor de fã
Foto: Julio Jacobina/DP
Foto: Julio Jacobina/DP
 O estudante e presidente do Conselho Jedi em Pernambuco, que atualmente conta com cerca de 100 pessoas, Arthur Olímpio, de 20 anos, não segurou a ansiedade e vai ver o novo filme na sessão da meia-noite e amanhã, dia da estreia. Ele descreve a emoção do retorno da saga às telonas: “Depois dos últimos títulos, muito criticados, eu já tinha aceitado a ideia de que não veria mais Star Wars no cinema, então me surpreendi quando a Disney anunciou a compra da franquia e o novo filme, em 2012”. A paixão pela aventura começou cedo. Arthur conta que, aos quatro anos de idade, já via os filmes com o pai e a irmã, fãs da saga. “Minha memória mais antiga é pegar o VHS do Episódio I (1999)”, lembra.

Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução
Izadora Costa, de 23 anos, diz que a paixão por Star Wars veio tarde, mas não impediu que ela virasse fã de carteirinha, com direito a cosplay de Jedi em eventos. “Espero ver tudo que meu pai e minha mãe viram nos primeiros episódios. Este é o primeiro filme com o trio clássico de volta, então, vai ser epico. Já assistia aos filmes desde pequena, mas confesso que só virei fã mais velha. Tinha um pouquinho de medo do Yoda, porque ele era pequenininho e podia se esconder no escuro. O personagem que mais quero rever, e acredito que falo em nome da maioria dos fãs, é Luke Skywalker, claro. Quero entender o por que de tanto mistério em cima dele”.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL