A divulgação dos novos participantes do Big brother Brasil 16 foi feita ao longo desta quarta-feira. A nova temporada estreia no dia 19 de janeiro na Globo, após A regra do jogo. O retorno da atração será com um formato reduzido de participantes - 12, no total. O número de confinados não era tão restrito desde 2002. Confira a lista:
O primeiro nome anunciado foi da paulista Adélia, advogada de 36 anos. De acordo com o perfil publicado no site oficial da emissora, ela gosta de sertanejo, já fez vídeo íntimo e cirurgias plásticas como nariz e silicone nos seios e no bumbum. Adélia tem um filho de 14 anos.
Antes de entrar no confinamento, ela estava com casamento marcado para fevereiro. O noivo afirma que permanecem juntos mesmo assim. Mas, nas redes sociais, Adélia escreveu há uma semana que "ficar solteira foi a melhor opção".
O potiguar Alan, de 34 anos, é o segundo nome anunciado do Big brother Brasil 16. Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, o doutor em filosofia é viciado em jogos eletrônicos, escuta heavy metal e se define como um nerd. De acordo com o perfil divulgado pelo site da emissora, um dos sonhos dele era participar do reality show. Alan demonstra conhecer o ritmo do jogo, já que é fã do programa. Quem fez a inscrição do brother foi a cunhada.
A jornalista Ana Paula, de 34 anos, foi a terceira participante anunciada. A mineira tinha 17 anos quando a mãe faleceu em um acidente de carro. No perfil divulgado pela produção do programa, ela conta que costuma se relacionar por aplicativos de paquera. "Eu saia com um por semana, mas não ficava com todo mundo", contou.
O empresário Daniel, paulista radicado no Rio de Janeiro, declara que a principal característica dele é o romantismo. Na internet, ele, de 38 anos, já causa alvoroço na internet como o galã da edição. Já fez loucuras por amor, como vender as coisas que tinha para ir atrás de uma mulher que morava em Londres. A parte que mais gosta do corpo é o sorriso.
Ele disse que já se relacionou com uma apresentadora, mas não revelou qual. Também já morou com uma namorada. Atualmente, está solteiro e mora no Recreio, bairro próximo ao Projac, no Rio de Janeiro.
Harumi, de 64 anos, é a participante mais velha desta edição. A paulistana já foi modelo há dez anos e posou nua na década de 1970. Segundo o perfil divulgado, ela é mãe, avó e já namorou o astro da música Jimmy Cliff. Na época, a esposa do músico estava grávida, mas permitiu o relacionamento do artista com a brasileira.
"Levei para o Jimmy um clipping do que tinha saído de uma coletiva. A gente conversou, pintou uma faísca e percebi que ia rolar alguma coisa. Nunca misturei a carne e o ganha-pão, mas, nessa ocasião, foi uma coisa muito forte que aconteceu", contou em entrevista ao site da emissora. Atualmente, ela atua como freelancer e tem dois filhos e um neto.
A dançarina paulista Juliana, de 31 anos, promete ser uma das últimas a deixar as festas. Ela é apaixonada por dança e acredita que o jeito sincero pode levá-la à final do reality show. De antemão, a bailarina diz que não pretende ficar com ninguém no confinamento. Bailarina do cantor Leonardo, ela namora há menos de um mês.
Laércio, de 53 anos, também está na lista dos participantes com idade avançada para os padrões das antigas edições. O designer de tatuagem curitibano busca o autoconhecimento no confinamento. Na infância, ele sofreu bullying.
Nascida em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, Maria Claudia, de 19 anos, é a caçula desta edição. A youtuber terminou um namoro sério para embarcar na experiência do reality show e está aberta a novos relacionamentos. A estudante de publicidade tem mais de 50 mil seguidores no canal na internet.
Nascida em Goiás, Munik, de 19 anos, é solteira e fã de Wesley Safadão. Para ela, humildade e carisma podem definir a chegada à final da competição. Ela diz que nunca fez plástica, mas afirma que gostaria de fazer lipoaspiração. A parte que mais gosta no corpo dela é o bumbum. À produção, ela admite que já fez vídeo íntimo. Se ganhar o prêmio, os pais é que vão decidir o que vão fazer. "Eles são prioridades".
O paulista Renan, de 29 anos, promete ser um dos frequentadores mais assíduos da academia da casa. Ele é apaixonado por exercícios físicos e regrado quanto à alimentação. Está no time dos solteiros do confinamento e não descarta a possibilidade de se envolver com alguém no reality show. Para ele, ficar sem sexo é difícil.
O perfil de mulher que ele gosta é "bonita, sem frescura e simples". Ele trabalha como autônomo. Se ganhar o prêmio, vai ajudar a família e investir. "Quero deixar render". Renan tem um temperamento explosivo.
Da mesma área que Alan, o paranaense Ronan, de 27 anos, é estudante de filosofia. A estratégia do jogo é ser ele mesmo. Ele morou com os tios, já que é órfão de pai e mãe aos 4 anos. Já atuou como auxiliar de farmácia, serralheiro e carteiro. O irmão, o melhor amigo dele, também faleceu. O enterro foi o pior momento da vida dele.
Nascido em Goiânia, o professor de ecologia Tamiel, de 41 anos, é o último nome divulgado dos confinados no BBB16. Uma das curiosidades dele é que já namorou Grace Carvalho, participante do primeiro The Voice Brasil. No perfil divulgado no site da emissora, o baterista tem Chico Science como ídolo. Com o dinheiro do prêmio, ele planeja comprar uma casa.
O programa
Os selecionados estão confinados desde a última segunda-feira (11) em hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além de comandar mais uma edição, o apresentador Pedro Bial também participou mais ativamente do processo de seleção dos 12 escolhidos. O total de participantes já simboliza uma mudança no perfil do programa, com o menor número desde 2002.
A faixa etária é de 19 a 64 anos. A proposta é que as diferenças de gerações impulsionem conflitos no confinamento. Algo semelhante foi experimentado na edição do ano passado. Em 2015, a pernambucana Mariza e o mineiro Adrilles destoavam dos brothers de 20 e poucos anos. Um dos principais "embate" do ano passado era entre a aeromoça Talita, de 22 anos, e a professor aMariza, de 51.
O desafio deste novo ano é resgatar a popularidade e cravar maiores índices de audiências, como nos primeiros anos. As últimas edições sofreram uma queda no Ibope. Com Cézar como vencedor, a final do BBB15, por exemplo, registrou a terceira pior audiência de um último episódio do programa, com 27 pontos em São Paulo. O BBB12 cravou 26 pontos, enquanto o BBB14 ficou com 24.
[SAIBAMAIS]
Leia a notícia no Diario de Pernambuco