Viver

Carnaval 2016: Centenário do samba será lembrado por artistas pernambucanos

O ritmo ganha espaço no carnaval pernambucano e dá vazão a novos projetos e clássicos do ritmo

Nena e Karynna homenageiam o samba na Queirogada e no projeto Cabeça Feita, respectivamente. Fotos: Nando Chiappetta/DP e Divulgação

Em comemoração ao centenário do samba - cujo marco de nascimento é considerado, por muitos, a gravação do disco Pelo Telefone, considerado o primeiro registro fonográfico do samba no Brasil -, artistas pernambucanos reúnem clássicos do ritmo e composições autorais para homenagear as raízes da dança praticada, inicialmente, por escravos libertos, influenciada pelo xote, pelo maxixe e pela polca. Confira alguns projetos:

Gerlane Lops

Para este ano, Gerlane prepara o espetáculo Recife de Bambas. Se apresenta no dia 7 de fevereiro, no Marco Zero, e homenageia os 100 anos do samba. A performance terá presença de passistas, mestre-sala, porta-bandeira, além de orquestra de samba. Belo Xis, Karynna Spinelli, Leno Simpatia e Cybelle do Cavaco farão participação no show.

Carnaval 2016: divulgadas as atrações do Carnaval do Recife 2016

Karynna Spinelli

Com o espetáculo solo Cabeça Feita recém-montado, Karynna comemora os dez anos de carreira e o centenário do samba. Com Cannibal, apresenta o show A Jurema fala, inspirado na cultura popular dos terreiros do Recife, com batidas do samba e do coco. Com Chico de Assis, Riá Oliveira, Jorge Ribas e Cannibal, apresenta o projeto Gafieira S.A, cantando hits do samba de gafieira. Ela se apresenta no Pátio de São Pedro no Sábado de Zé Pereira, e comanda o polo do samba na Terça-feira Gorda, na Rua da Moeda. No dia 31 de janeiro, promove edição do Clube do Samba que servirá como prévia carnavalesca dedicada ao ritmo, com sete convidados, também na Rua da Moeda, no Centro do Recife.

Carnaval 2016: O time de artistas que vai cantar os 50 anos de Chico Science na folia

Nena Queiroga

Para a Queirogada deste ano, Nena planeja homenagem a Raul Seixas e convida integrantes do Quanta Ladeira, para entoar sucessos do Maluco Beleza em ritmo de samba. Nos shows do carnaval, lembra Raulzito, que completaria 70 anos no ano passado. Para o projeto Baile da Nena, ela convida Luiza Possi e Gaby Amarantos - desfilam juntas no Galo da Madrugada, no dia 6 de fevereiro. “Quero construir um repertório de positividade, com faixas como Tente outra vez, do Raul, para passar uma mensagem de esperança às pessoas”, explica Nena. Na Queirogada (4 de fevereiro, na Mansão do Bonfim, em Olinda), virão, ainda, Fafá de Belém , Pedro Luis, Paulinho Moska e Chico César. “Será a Queirogada Viva Raul”, pontua.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...