Homenageado do Carnaval do Recife deste ano, o Maestro Forró vem preparando, desde o anúncio do tributo, o repertório para o show de abertura do carnaval. A lista de convidados especiais está, por ora, fechada em dez nomes. Além de Lirinha e Johnny Hooker, sobem ao palco os pernambucanos Lenine, Naná Vasconcelos, Otto, Cannibal, Fred 04, o Maracatu Nação pernambuco e o paraibano Chico César. Ainda há mais um nome em negociação, a ser confirmado nas próximas semanas. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, com a qual Forró desenvolve trabalho social há 14 anos, participa com escalação completa (21 músicos e seis técnicos) de toda a agenda de shows do maestro no carnaval.
Naná e Lenine se juntam ao Maestro Forró após o tradicional cortejo de maracatus - que, neste ano, terá também caboclinhos - comandado pelo percussionista. Lenine, inclusive, é convidado do Maestro Forró no Baile Municipal, marcado para o dia 30 deste mês. “Aproveitando que ele estaria aqui, teria participado do Municipal e do cortejo com Naná, o convidei para participar da abertura do carnaval. Foi uma ideia de ambos, deu certo de imediato”, conta Forró.
Fred 04 cantará Meu esquema (com arranjos do frevo) e outra faixa ainda não definida. O músico tem histórico de parceria com Maestro Forró, e a música em questão seria uma das preferidas do instrumentista da Bomba do Hemetério. Na década de 1990, Forró embarcou em turnê com a Mundo Livre S/A, banda na qual Fred 04 atua como vocalista. “Johnny Hooker eu conheci vendo vídeos, ouvindo as músicas. Acompanhei o trabalho dele no Festival de Inverno de Garanhuns e achei ele muito cênico, corajoso, criativo. Decidi convidá-lo e ele foi o primeiro a dizer sim”, conta Forró. Os dois ainda não se conhecem pessoalmente.
Cannibal, da banda Devotos, fez participação no 1º DVD do Maestro Forró com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, quando cantou Suburbano - música que está garantida no repertório da abertura do carnaval. “É um maracatu com releitura hardcore.” O Maracatu Nação Pernambuco, com o qual Maestro Forró também viajou em turnê, sobe ao palco e resgata antigas parcerias com o anfitrião.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco