Viver

Conhecido como Oscar francês, prêmio César divulga indicados

Cerimônia acontece em 26 de fevereiro, dois dias antes da festa do Oscar

Por "Valley of love", Catherine Deneuve concorre ao prêmio de melhor atriz. Foto: Imovision/Divulgação

O César (César du cinéma, em francês) é um prêmio anual do cinema francês atribuído aos profissionais da área, em várias categorias, a fim de premiar as melhores produções francesas.  A cerimônia de entrega, também conhecida por A Noite dos Césares, ocorre no Teatro do Châtelet. O anúncio deste ano aconteceu nesta quarta-feira (27), em Paris.

Confira o roteiro de filmes em cartaz no Divirta-se

Os filmes Dheepan, de Jacques Audiard, Fatima, de Philippe Faucon, Cinco graças, de Dniz Gamze Ergüven, La loi du marché, de Stéphane Brizé, e Marguerite, de Xavier Giannoli, estão entre os longas-metragens indicados ao César 2016.

Dheepan, que conta a odisseia de três refugiados cingaleses na França, recebeu a Palma de Ouro em 2015 no Festival de Cannes, enquanto Cinco graças, uma ode à liberdade da diretora franco-turca Deniz Gamze Erguven, foi escolhido como o representante da França e indicado ao Oscar de filme em língua estrangeiro.

Os outros filmes indicados à principal categoria do César, que terá os vencedores anunciados em 26 de fevereiro, são Mon roi, de Maïwenn, De cabeça erguida, de Emmanuelle Bercot, e Três lembranças de minha juventude, de Arnaud Desplechin.

Gérard Depardieu por Valley of love, Vincent Lindon por La loi du marché, Fabrice Luchini por L'Hermine, Jean-Pierre Bacri por La vie très privée de monsieur Sim, Vincent Cassel por Mon roi, François Damiens por Les cowboys e Antonythasan Jesuthasan por Dheepan disputam o prêmio de melhor ator.

Catherine Deneuve por De cabeça erguida, Isabelle Huppert por Valley of love e Catherine Frot por Marguerite estão entre as sete indicadas ao César de melhor atriz.

A atriz marroquina Loubna Abidar por Much loved, a argelina Soria Zeroual por Fatima, Emmanuelle Bercot por Mon roi e Cécile de France por La Belle saison são as outras indicadas.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...