Dois filmes pernambucanos já estão confirmados na programação do Festival de Roterdã (Holanda), um dos principais da Europa, no qual foi revelado O som ao redor em 2012. Neste ano, o longa-metragem Animal político, dirigido pelo cineasta Tião, está entre os selecionados da mostra Bright Future, dedicada a nomes promissores. O diretor já foi premiado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes (França) duas vezes, com os curtas Muro e Sem coração (codirigido com Nara Normande).
O outro filme pernambucano presente na programação é o curta This is not a song of hope, de Daniel Aragão, que participou do festival de Roterdã no ano passado com o longa Prometo um dia deixar esta cidade. Ele foi convidado pela organização para dirigir o novo filme, rodado no Recife, e participar de uma mostra especial de curtas dedicados ao tema da reconstrução, em referência ao processo vivido pela cidade holandesa após a Segunda Guerra Mundial.
O longa-metragem A cidade onde envelheço, da cineasta mineira Marília Rocha, será o representante do Brasil na competição principal e concorrerá ao Tiger Award.
O cineasta paraguaio Pablo Lamar também concorre ao Tiger com o longa La ultima tierra. Ele mora em Minas Gerais e trabalhou em filmes pernambucanos como O som ao redor e Brasil S/A.
O Festival de Roterdã será realizado entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro de 2016. Antes, Animal político participará da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais.