Viver

Caboclinhos se juntam ao maracatu na abertura do carnaval do Recife pela primeira vez

Naná Vasconcelos quer dar visibilidade à manifestação que, segundo ele, está esquecida

Naná Vasconcelos recebe caboclinhos e maracatus juntos, pela primeira vez. Foto: Rafael Martins/DP/DA Press

Pela primeira vez, caboclinhos se juntam aos maracatus no cortejo de abertura do Carnaval do Recife, comandado por Naná Vasconcelos. O pernambucano Lenine e a portuguesa Sara Tavares também se unem ao grupo, como convidados especiais do percussionista. Para ele, o encontro é uma oportunidade de dar visibilidade aos caboclinhos. “Os caboclinhos estão desaparecendo, sem registro. Ninguém os vê, ninguém presta atenção. Essa é uma maneira de mostrar sua riqueza, o valor dessa miscigenação cultural”, opina Naná.

Os caboclinhos, grupos folclóricos que vão às ruas fantasiados com figurino indígena, encenam rituais de caça e festejos das tribos. Historicamente, estão ligados ao culto da Jurema Sagrada. Naná defende que as manifestações folclóricas sejam valorizadas e, em anos anteriores, já aproveitou a abertura do carnaval para promover o encontro de raízes culturais. No ano passado, a cantora cabo-verdiana Lura dividiu o palco com o grupo pernmabucano Voz Nagô, a paraense Fafá de Belém e a paraibana Elba Ramalho.

As nações de maracatu, 11 ao todo, ensaiam com Naná até o fim deste mês. Nos dias 02 e 03 de fevereiro, os ensaios gerais reúnem também os caboclinhos e os músicos convidados. A abertura do carnaval ocorre no Marco Zero, na sexta-feira de carnaval, no dia 5 de fevereiro.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...