Adrenalina Nova versão de Caçadores de Emoção chega aos cinemas Cenas de ação em paisagens espetaculares são o diferencial do filme, que está mais masculinizado e é pior do que o original de 1991

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/01/2016 08:02 Atualizado em: 27/01/2016 16:00

Edgar Ramirez em cena de escalada sem o uso de equipamentos de segurança. Foto: Warner/ Divulgação
Edgar Ramirez em cena de escalada sem o uso de equipamentos de segurança. Foto: Warner/ Divulgação
 
Paisagens espetaculares são o diferencial de Caçadores de emoção: Além do limite, que explora ao extremo as locações naturais reais filmadas de todos os ângulos, sem excessos de efeitos digitais. Assim como no filme original de 1991 (um clássico da Sessão da Tarde), a ideia é combinar esportes radicais com uma trama policial sobre um agente do FBI infiltrado em um grupo de bandidos que pulam de para-quedas, surfam em ondas gigantes e fazem todo tipo de estripulia nas alturas.

Clique aqui para ver os horários dos filmes em cartaz

Desta vez, a gangue também pratica snowboard (prancha de neve), wingsuit flying (roupas especiais equipadas com asas planadoras), base jumping (saltar de um lugar bem alto), free rock climbing (alpinismo sem equipamentos) e motocross (manobras com motocicletas). O que importa é o visual bonito (com cores bastante realçadas digitalmente) e a ação, já que os diálogos são cheios de discursos banais pseudofilosóficos e o machismo predomina.

A questão da posição feminina é ainda mais grave porque o primeiro Caçadores de emoção foi o maior sucesso de bilheterias dirigido por Kathryn Bigelow, que depois viria a se tornar a única mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção em 2009 com Guerra ao terror, também vencedor da estatueta de Melhor Filme. Na nova versão, Teresa Palmer é única atriz creditada, ao lado de mais de 40 atores, no papel de uma coadjuvante de biquíni que tem basicamente a função de seduzir o mocinho, sem se jogar nas aventuras junto com os homens.

No original, Keanu Reeves interpretou o policial e Patrick Swayze era o líder da quadrilha de aventureiros. No novo filme, a direção é de Ericson Core (diretor de fotografia do primeiro Velozes e furiosos) e os protagonistas são vividos por Luke Bracey (praticamente desconhecido) e Edgar Ramirez, ator venezuelano atualmente em ascensão em Hollywood (está no elenco principal de Joy). Os dublês, que são campeões de esportes radicais, são mais importantes do que eles. Delroy Lindo participa do elenco como instrutor de recrutas do FBI.

Para ficar fiel ao estilo de Caçadores de emoção, os vilões também precisam ter motivações convincentes, a ponto de deixar o policial com vontade de defender o bando. Desta vez, as razões são ecológicas e sociais. São "ecoterroristas" que se vingam de companhias milionárias responsáveis por danos à natureza. Eles roubam as riquezas delas e distribuem para populações de baixa renda de países como Índia e México. O FBI passa a persegui-los porque as empresas prejudicadas são financiadas por investidores norte-americanos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL