Viver

Veja o guia dos ensaios de grupos de batuques de Olinda e do Recife

A menos de um mês do carnaval, os encontros se espalham pelas cidades

[SAIBAMAIS]O som é contagiante. Os grupos percussivos que compõem as programações de uma das mais animadas festas do ano costumam arrastar multidões. A um mês do carnaval, os ensaios abertos se intensificam. Os músicos dão início aos arrastões nos principais polos de folia para treinar a resistência e aguentar a maratona de apresentações durante a Folia de Momo. A Praça do Carmo, em Olinda, e as ruas do Recife Antigo, próximo ao Marco Zero, são os pontos preferidos de encontro. 

Confira o roteiro de prévias e shows no Divirta-se

Um dos tradicionais grupos de percussão, o Patusco anunciou que não vai ensaiar neste ano, devido a agenda lotada. Embora, a visibilidade e o contato com os turistas seja notória no mês de férias, os 150 batuqueiros não realizarão aquecimentos abertos nas ruas. "Ficou muito apertado pra gente, porque começaram as prévias de bloco. A logística atrapalha. Faremos apenas alguns ensaios técnicos", explica o empresário Cássio Almeida. Um ensaio geral está sendo marcado para o dia 24 de janeiro, no Marco Zero.

Com três anos de formação, o grupo Fábrica de Samba é formado por 40 componentes e ensaia aos domingos, às 15h30, com concentração na Casa de São Bento (Hostel). "A maioria dos integrantes não é profissional, por isso, aumentamos a frequência de encontros para ganhar resistência", explica um dos organizadores, Júlio Negromonte. O repertório deles é eclético e mistura samba, MPB, rock, blues e reggae. "As canções vão de Roberto Carlos a Reginaldo Rossi, passando por Pink Floyd em ritmo de samba", explica. O mestre de bateria é Maurício Luz. O grupo ensaia durante todo o ano, nas manhãs de sábado, no Fábrica Bar, em Olinda.

Confira o guia de ensaios dos batuqueiros:

D'Brack desfila nas ruas de Olinda. Foto: Reprodução/Facebook

Ensaios aos sábados e domingos, às 16h, e nas quarta-feiras, às 19h, sempre na Praça do Carmo, em Olinda.

Batuques de Pernambuco

Aos sábados, às 16h, e domingos, às 15h, com cortejo. A concentração é na Praça do Carmo, em Olinda.

CongoBloco

Ensaia aos domingos, com concentração na Rua Prudente de Moraes, em frente ao Ateliê de Paulo Caldas, às 15h,  com desfile nas ladeiras. E, nas quartas-feiras, às 19h, na sede do Maracatu Nação Pernambuco, na Avenida Liberdade, em frente à Praça do Carmo.

D’Breck

O grupo ensaia nas quartas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 16h, em frente à Igreja de Santa Tereza (Avenida Olinda, 750, Santa Tereza), em Olinda.

Fábrica de Samba

Os ensaios são aos domingos, às 15h30, com concentração em frente ao hostel Casa de São Bento (R. São Bento, 184, Varadouro), ao lado da casa de Alceu Valença. No último domingo do mês (31), haverá ensaio geral no Alto da Sé.

Grupo Batadoní

Ensaia aos domingos, às 15h, na Praça do Carmo, próximo ao Casbah (Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo). O cortejo sai às 16h.

Grupo Quebra Baque se reúne em frente a sede, na Rua Tomazina, próximo a Igreja Madre de Deus. Foto: Reprodução/Site Oficial

Grupo ensaia aos domingos, às 15h, em frente à Prefeitura de Olinda (Rua de São Bento), e desfila pelas ladeiras.

Sambadeiras

O grupo ensaia aos domingos das 14h às 17h em frente ao Fábrica Bar, em Olinda. No domingo (17), o grupo faz cortejo nas ladeiras.

Quebra Baque

Ensaio aos domingo, das 16h às 18h, com concentração na Rua Tomazina, em frente a Igreja Madre de Deus. No dia 17 de janeiro, o grupo programa realizar cortejo em Olinda, às 14h, na Praça do Carmo.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...