#OscarSoWhite Presidente da Academia fala sobre ausência de negros no Oscar: estou frustrada Apenas atores e diretores brancos concorrem aos prêmios a serem entregues no dia 28 de fevereiro

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/01/2016 10:33 Atualizado em: 19/01/2016 10:40

Cheryl Boone Isaacs diz que é tempo de grandes mudanças. Foto: AMPAS/Divulgação
Cheryl Boone Isaacs diz que é tempo de grandes mudanças. Foto: AMPAS/Divulgação


A presidente a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou nesta segunda-feira um comunicado oficial sobre a ausência de negros entre os indicados para o Oscar. Todos os atores e diretores concorrentes são brancos.

Confira a lista de indicados ao Oscar

Negra, Cheryl Boone Isaacs se diz de coração partido e frustrada com a lista dos concorrentes às estatuetas mais famosas do cinema mundial, a serem entregues em cerimônia no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

"Eu gostaria de reconhecer o maravilhoso trabalhos dos indicados deste ano. Enquanto celebramos suas realizações extraordinárias, eu estou tanto de coração partido quanto frustrada com a falta de inclusão. Esta é uma conversa difícil, mas importante, e é tempo de grandes mudanças. A Academia está tomando medidas drásticas para alterar a composição dos nossos membros. Nos próximos dias e semanas, nós vamos realizar uma revisão do nosso recrutamento de membros, a fim de proporcionar mais a necessária diversidade para 2016 em diante. Como muitos de vocês sabem, nós implementamos mudanças para diversificar nossa equipe nos últimos quatro anos. Mas as mudanças não estão chegando tão rápido quando gostaríamos. Nós precisamos fazer mais, melhor e mais rápido", defende a nota, publicada no Twitter da Academia.

Pelo segundo ano consecutivo, a lista de concorrentes aos prêmios de melhor ator, atriz e diretor tem apenas pessoas brancas. O anúncio dos nomes gerou polêmica na internet, com a hashtag #OscarSoWhite, já utilizada em 2015. O ator norte-americano Spike Lee entrou no debate e anunciou boicote à cerimônia.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL