Indicado ao Oscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, O menino e o mundo representa o Brasil em 2016 na premiação, marcada para este domingo em Los Angeles. O filme do cineasta paulista Alê Abreu conseguiu superar concorrentes de peso, que não ficaram entre os cinco finalistas, como Minions, Snoopy & Charlie Brown, Bob Esponja, Hotel Transilvânia 2 e O bom dinossauro. A indicação é um resultado excelente, já que a produção nacional desbancou sucessos milionários de Hollywood.
Dos concorrentes, o brasileiro é o que custou menos, produzido com apenas R$ 2 milhões, bem mais econômico que Divertida mente (175 milhões de dólares), Shaun, o carneiro (U$ 25 milhões), As memórias de Marnie (U$ 10,5 milhões) e Anomalisa (U$ 8 milhões).
Divertida mente é realmente o favorito, até porque está também entre os cinco finalistas ao prêmio de Melhor Roteiro Original e chegou a ser cogitado como Melhor Filme. No ano passado, entretanto, a categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação foi a que teve o resultado mais imprevisível, pois Uma aventura Lego era tido como o vencedor mais provável e nem sequer foi indicado, enquanto Operação Big Hero surpreendeu ao ganhar.
Independente de prêmios, O menino e o mundo tornou-se um marco histórico do cinema brasileiro ao posicionar-se na elite da animação internacional. O filme continua em cartaz e é exibido em sessão única, neste domingo, no Cinema do Museu.
COLÔMBIA E CHILE TAMBÉM REPRESENTAM A AMÉRICA DO SUL
A Colômbia concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela primeira vez este ano com O abraço da serpente, que está em cartaz no Recife (no Cinema São Luiz e no Cinépolis Guararapes). O favorito absoluto da categoria é o húngaro O quarto de Saul (ambientado em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial), que tem vencido a maioria das premiações semelhantes. A Jordânia também conquistou uma indicação inédita com O lobo do deserto.
O Brasil havia indicado Que horas ela volta?, mas não conseguiu ficar entre os cinco finalistas. A América do Sul está representada apenas por O abraço da serpente, O menino e o mundo e o curta de animação chileno Historia de un oso.
[VIDEO1]
Leia a notícia no Diario de Pernambuco