Viver

Humoristas fazem piadas da vida própria mesmo em seriados

Master of none, Louie e Real Rob são alguns dos seriados que mostram a vida de comediantes

Louis C.K escreve, dirige, produz e até edita a produção - Foto: FX/Divulgação

[SAIBAMAIS]Uma característica do stand-up comedy foi transposta para a televisão: humoristas encenam situações hilárias ou não da própria vida. Exibida entre 1989 e 1998, Seinfeld criou um novo estilo de se fazer comédia. A série cômica é estrelada por Jerry Seinfeld, que vive uma versão ficcional de si mesmo. Ele assinou a obra ao lado de Larry David.

Uma das características de séries autobiográficas é que os comediantes assumem múltiplas funções. Além de atuar, escrevem roteiros, produzem, dirigem e até editam. Um dos exemplos mais conhecidos é o de Louis C.K., que acumula os atribuições na série Louie. No ar desde 2010, a produção acompanha a vida do comediante, divorciado e pai de duas filhas. Com cinco temporadas, a série já conta com 63 episódios.

Assim como Louie, as reflexões de palco servem de inspirações para os episódios de Master of none, produção original da Netflix, baseada na vida ficcional do comediante Aziz Ansari (Parks and recreation). A produção questiona o por que que atores de origem indiana não podem estrelar um seriado de televisão norte-americano. Aziz é filho de imigrantes indianos. Os pais verdadeiros do ator também estão na série.

A plataforma de streaming também lançou a série Real Rob, criada, produzida, dirigida e protagonizada por Rob Schneider. A primeira temporada estreou em dezembro. A esposa do artista também está no elenco. Também do Netflix, Bill Murray interpreta ele mesmo no especial de Natal, com convidados como George Clooney, Chris Rock, Amy Poehler e Julie White.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...