A torcida foi grande, com o apoio de personalidades de Lagy Gaga, Adele, Kate Winslet, Eddie Redmayne e Maggie Smith. Os incontáveis memes na internet renderam risadas durante semanas. Neste domingo, finalmente, Leonardo DiCaprio conquistou a mais famosa estatueta da indústria cinematográfica de Melhor Ator, pelo trabalho em O regresso, do mexicano Alejandro Iñarritu - também premiado como Melhor Diretor, pelo segundo ano consecutivo.
Confira a cobertura do tapete vermelho e da cerimônia de entrega dos prêmios
Com o papel do explorador Hugh Glass, o ator, produtor e filantropo norte-americano desbancou Eddie Redmayne (A garota dinamarquesa), vencedor do ano passado ao interpretar o físico Stephen Hawking (A teoria de tudo), Matt Damon (Perdido em Marte), Bryan Cranston (Trumbo) e Michael Fassbender (Steve Jobs).
Recifenses criam evento no Marco Zero para comemorar caso DiCaprio vença
Leo conquistou os principais prêmios da temporada. Além do Oscar, ele levou para casa os troféus do Globo de Ouro, Bafta e o do Sindicato dos Atores (SAG Awards). Para interpretar o explorador Hugh Glass, ferido por um ataque de urso e abandonado por um companheiro parar morrer na mata, ele precisou enfrentar frio e até comeu carne crua, embora seja vegetariano.
Confira os horários dos filmes em cartaz em Pernambuco
As gravações de O regresso foram todas com luz natural, o que estendeu o tempo de duração da produção, realizada entre outubro de 2014 e agosto de 2015. Baseado em fato reais, o longa-metragem de Iñarritu foi o recordista de indicações em 2016, em 12 categorias.
A primeira indicação de Leo ao Oscar foi em 1994, por Aprendiz de sonhador, na categoria Coadjuvante. Ele disputou outras três vezes, pelas atuações em O aviador (2005), Diamante de sangue (2007) e O lobo de Wall Street (2014), pelo qual concorreu também na categoria Melhor Produtor.
Ele já conquistou três prêmios no Globo de Ouro (O aviador, O lobo de Wall Street e O regresso), um Bafta (O regresso), um SAG Awards (O regresso), um prêmio no Festival de Berlim (Romeu %2b Julieta) e um no People's Choice Awards (O grande Gatsby).
Leia a notícia no Diario de Pernambuco