[SAIBAMAIS]Próxima novela do horário nobre, Velho Chico terá 70% do elenco formado por atores nordestinos. Um retorno da temática rural no horário nobre, a produção estreia no dia 14 de março na Globo no lugar de A regra do jogo e teve cenas gravadas no Nordeste. Pernambuco será representado pelos atores Irandhir Santos e Renato Góes, além do compositor Maciel Melo. Estreante na faixa das 21h, Irandhir só entrará na segunda fase da novela na pele de Bento, irmão do personagem do ator Domingos Montagner, um dos protagonistas da produção.
Escrita por Edmara e Bruno Barbosa e com supervisão de Benedito Ruy Barbosa, a novela será dirigida por Luiz Fernando Carvalho, com quem Irandhir trabalhou na minissérie A pedra do reino (2007), na novela Meu pedacinho de chão (2014) e na minissérie ainda inédita Dois irmãos. Na primeira fase, o personagem será vivido por Vitor Aleixo, quando criança, e Diyo Coêlho, na fase jovem.
Após Ligações perigosas, Renato Góes participará da primeira fase de Velho Chico. O ator viverá Santo na fase jovem, personagem de Domingos Montagner quando adulto. Filho dos retirantes Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro), ele sobreviveu a um nascimento difícil, quando a família tentava fugir da seca do sertão nordestino. Com a ajuda de Padre Romão (Umberto Magnani), ele é acolhido na fazenda do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). Santo conhece Maria Tereza ainda na infância. Os dois se apaixonam futuramente.
Primeira novela da carreira, o cantor e compositor Maciel Melo viverá um repentista na trama, ao lado do parceiro de décadas, o baiano Xangai. Além de atuar, ele também fará parte da trilha sonora do folhetim.
Veja quem é quem:
É filha do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) e de Leonor (Marina Nery). A avó, Encarnação (Selma Egrei), cuida da neta desde pequena. Pegou a filha ainda nova e ignorou as consequências.
Filho de Encarnação e Jacinto (Tarcísio Meira), ele nasce após a morte do irmão. Apaixonado por Iolanda (Carol Castro/Christiane Torloni), Afrânio é obrigado a se casar com Leonor (Marina Nery), depois de ser flagrado com ela.
Iolanda (Carol Castro/Christiane Torloni):
A espanhola é par romântico de Afrânio. A princípio, foi cogitada uma atriz estrangeira para o papel, mas Carol Castro foi escalada na primeira fase. A personagem é uma dançarina, que se tornará matriarca da família protagonista.
Ele é casado com a amargurada Encarnação (Selma Egrei), que sofre com a perda do filho primogênito. O coronel comanda a política e economia local. Apesar do poder, quer mais e tem as terras do capitão Ernesto Rosa como alvo.
Dono da fazenda Piatã, ele não teme o poder de Jacinto. O duelo entre os dois atravessa décadas e se torna rival direto da família Sá Ribeiro, principalmente do herdeiro do coronel, Afrânio.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco