Neste domingo, oito filmes disputam a mais cobiçada das 24 categorias do Oscar. Para relembrar um pouco da história da premiação, por vezes polêmica, listamos dez injustiças cometidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria Melhor Filme, desde a década de 1970.
Confira os filmes em cartaz no Grande Recife
1972
Mereciam: Laranja mecânica e A última sessão de cinema
Ganhou: Operação França
Por que foi injusto: Stanley Kubrick apresenta ao mundo um cinema novo - moderno, sujo, atrevido e cínico - em Laranja mecânica. Já Peter Bogdanovich desenha um retrato inquietante e sem cortes de uma geração em transformação nos anos 1950, em A última sessão. Quarenta e quatro anos depois, os dois filmes são aclamados clássicos de primeira importância. Sem relevância semelhante, Operação França virou um nome na lista dos vencedores e não muito mais que isso.
1977
Mereciam: Taxi driver e Todos os homens do presidente
Ganhou: Rocky - um lutador
Por que foi injusto: Rocky é um drama de muitos méritos cinematográficos, mas que fica abaixo desses outros dois filmes nos três principais quesitos - direção, atuações e roteiro.
1980
Merecia: Apocalypse now
Ganhou: Kramer vs Kramer
Por que foi injusto: Aqui temos provavelmente o caso mais gritante da lista. A obra-prima de Francis Ford Coppola preterida ante um típico Corujão.
1981
Merecia: Touro indomável
Ganhou: Gente como a gente
Por que foi injusto: O diretor Martin Scorcese é um dos injustiçados mais recorrentes do Oscar. Em 1981, ele e Robert De Niro sofreram um segundo golpe baixo, depois da derrota de Taxi driver, já citada aqui. O boxeador Jake LaMotta, esse sim, merecia as glórias depositadas quatro anos anos antes em Rocky Balboa.
1990
Mereciam: Nascido em 4 de Julho, Meu Pé Esquerdo e Sociedade dos Poetas Mortos
Ganhou: Conduzindo Miss Daisy
Por que foi injusto: O drama racial meloso superou três narrativas de muito maior impacto. Decisão política típica de Oscar.
Veja o trailer de Sociedade dos Poetas Mortos
[VIDEO2]
1991
Merecia: Os bons companheiros
Ganhou: Dança com lobos
Por que foi injusto: Scorcese roubado de novo, dessa vez de uma forma ainda mais dolorosa, dada a completa irrelevância do filme vencedor.
1997
Merecia: Fargo
Ganhou: O paciente inglês
Por que foi injusto: Melhor momento dos irmãos Coen (que anos depois seriam recompensados com Onde os fracos não têm vez), Fargo é absurdo de tão bom. Mas a "comédia de erros" não encantou a Academia tanto quanto o drama-épico-feito-para-o-Oscar dirigido por Anthony Minghella.
2002
Merecia: Assassinato em Gosford Park
Ganhou: Uma Mente Brilhante
Por que foi injusto: "Pai de Downton Abbey", Assassinato em Gosford Park merecia ter consagrado o diretor Robert Altman também no circuito mainstream. Mas deu a lógica e a chorosa biografia de John Nash levou a melhor.
2007
Mereciam: Babel, Cartas de Iwo Jima e Pequena Miss Sunshine
Ganhou: Os infiltrados
Por que foi injusto: Ironia completa. Tantas vezes escanteado, Scorcese tem seu filme premiado em um ano em que havia concorrentes muito mais fortes que nas ocasiões em que ele deixou de levar a estatueta principal. Com Os infiltrados, o diretor ganha pelo conjunto da obra. Há uma certa justiça nisso, afinal.
2011
Mereciam: Todos os filmes da lista, menos O Discurso do Rei
Ganhou: O Discurso do Rei
Por que foi injusto: Como é linda a realeza britânica, especialmente em um filme que parece ter sido encomendado diretamente pelo Palácio de Buckingham. Apenas assistam a Cisne negro, 127 horas e O lutador, só para citar três concorrentes.
Confira o trailer de O lutador, indicado em 2011
[VIDEO1]
Leia a notícia no Diario de Pernambuco