Dança
Bailarina pernambucana é selecionada para a EuropaBallet
A recifense Tâmara Dornelas, formada na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é filha do Palhaço Chocolate
Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco
Publicado em: 04/03/2016 09:00 Atualizado em: 03/03/2016 18:31
Tâmara Dornelas se formou na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Maria Olenewa. Foto: Arquivo Pessoal |
Desde pequena, ela já era “rata de teatro”. A bailarina clássica Tâmara Dornelas, de 19 anos, filha do ator Ulisses Dornelas, conhecido como Palhaço Chocolate, vai representar Pernambuco na EuropaBallet, na Áustria. Convidada pela companhia de dança, Tâmara assinou um contrato de sete meses e está de viagem marcada para o fim de março. A artista fará uma participação especial, neste domingo (6), no espetáculo O circo mágico do Palhaço Chocolate, no Teatro Boa Vista.
O pai, com 40 anos de carreira, tem orientado e encorajado a filha no novo desafio. "É uma dificuldade muito grande viver do teatro e da dança no Brasil. Ela lutou muito para entrar em uma companhia internacional antes dos 20 anos", comemora Ulisses Dornelas. "Dançar ballet foi uma escolha dela. Como pai, fico muito realizado, e como artista, fico ainda mais feliz em ver a disciplina com a qual ela encara a dança. Hoje, sou pai e sou fã dela", declara.
Confira outros espetáculos em cartaz no Recife
Tâmara começou a dançar aos 3 anos, no Ballet Lúcia Helena D'angelo e aprimorou a técnica na Academia Studio de Danças, nas Graças. Aos 7 anos, participou do primeiro espetáculo da carreira, dirigido pelo pai, o musical Sonho de primavera. Também esteve no elenco das montagens A Bela Adormecida e A Branca de Neve.
"Sempre tive uma admiração enorme pelo trabalho dele. Tudo o que eu sei sobre teatro e dança, aprendi com ele", explica a bailarina criada nos bastidores da ribalta local. "Desde pequena quis ser bailarina e atriz. Meu sonho era entrar no Bolshoi. Até prestei audição, duas vezes", relembra. Aos 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Maria Olenewa. O curso foi concluído em 2015.
"Tudo o que eu sei sobre teatro e dança, aprendi com ele", explica a bailarina, filha do Palhaço Chocolate. Foto: Arquivo Pessoal |
O próximo passo foi dedicação completa ao curso de Licenciatura em Dança, na UFRJ. O convite para a EuropaBallet veio em janeiro, de forma inesperada. Tudo começou quando ela participou de um workshop com o professor Ricardo Scheir e foi premiada com um curso de férias na academia dele, em São Paulo. "O que a gente não sabia é que era uma seleção para a escola de dança na Áustria. No espetáculo final, ele anunciou as duas bailarinas que iriam assinar o contrato", conta.
Tâmara concorreu com mais de 200 bailarinos, durante duas semanas de ensaios. A segunda brasileira aprovada é Tayanne Zadonato, 19 anos, de São Paulo. De passagem pelo Recife para resolver a documentação e se despedir da família, Tâmara se prepara para o novo desafio. Já estou recebendo aulas particulares de alemão. Estou muito ansiosa, pois nunca saí do Brasil para dançar. Passar sete meses lá, será incrível".
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS