Cinema Mais um cineasta pernambucano é selecionado para o Festival de Cannes Valentina Homem será a terceira representante do estado a ter filme exibido na Riviera Francesa neste ano

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/04/2016 14:59 Atualizado em: 20/04/2016 14:12


Nascida em Rondônia, Abigail lutou pelos direitos dos índios Xavantes. Foto: Divulgação
Nascida em Rondônia, Abigail lutou pelos direitos dos índios Xavantes. Foto: Divulgação

Parece que a edição 2016 do Festival de Cannes será uma grande festa do cinema de Pernambuco. Dos quatro títulos brasileiros selecionados para diferentes mostras do maior festival de cinema do mundo - realizado de 11 a 22 de maio, na França -, três são pernambucanos. A notícia mais recente é do título Abigail, das cineastas Isabel Penioni (RJ) e da Valentina Homem (PE).

Abigail é dirigido por Isabel Penioni (RJ) e da Valetina Homem (PE)
Abigail é dirigido por Isabel Penioni (RJ) e da Valetina Homem (PE)
O curta-metragem foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores 2016 - mostra paralela. A produção com pegada documental traz um ouco da trajetória de Abigail Lopes, conhecida pelo trabalho com o povo indígena. Ela foi casada por mais de 30 anos com o sertanista Francisco Meirelles. O filme traz memórias e relatos pessoais de Abigail.

Confira o roteiro de filme em cartaz

A primeira indicação foi a de Kleber Medonça Filho, na semana passada, que rompeu hiato de oito anos sem nenhuma indicação brasileira para a categoria principal - Palma de Ouro de melhor filme. Aquarius, com Sonia Braga, foi rodado no Recife.

O delírio é a redenção dos aflitos, curta-metragem de Fellipe Fernandes, também foi selecionado para uma mostra paralela, chamada Semana da Crítica. O quatro filme nacional a ser exibido na Riviera Francesa é A moça que dançou com o diabo, de João Paulo Miranda (SP).



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL