Cultura Novos conselheiros de cultura da sociedade civil serão eleitos nesta terça-feira Dos novos membros do CPC, metade será da sociedade civil e os demais serão indicados pelo poder executivo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/04/2016 15:05 Atualizado em: 26/04/2016 15:59

Os delegados presentes irão votar nos candidatos de vinte segmentos. Foto: Sérgio Bernardi/PCR
Os delegados presentes irão votar nos candidatos de vinte segmentos. Foto: Sérgio Bernardi/PCR


Pela segunda vez na história pernambucana, um conselho cultural será formado a partir de eleições mediadas pelo governo. Os vinte titulares e suplentes do novo Conselho de Política Cultural de Pernambuco (CPC) serão escolhidos nesta terça-feira (26), via intermédio da Fundarpe e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

A plenária final está marcada para o Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Rua da Aurora, às 18h30. No ano passado, o governo do estado criou o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, destinado a decidir questões ligadas a tombamentos e eleições do patrimônio vivo.

Dos novos membros do CPC, metade será da sociedade civil e os demais serão indicados pelo poder executivo. Os grupos vão atuar através de debates e proposições para auxiliar os gestores na definição de processos ligados à política de cultura.

A eleição será realizada no horário marcado, se o mínimo de 50% dos delegados comparecerem. Se isso não ocorrer, uma nova convocação ocorrerá às 19h30. Os representantes de cada segmento cultural presentes na assembleia vão indicar, pelo menos, dois candidatos a conselheiros entre os cinco delegados eleitos no fórum específico.

Cada candidato terá tempo para apresentação e defesa de candidatura. Será eleito aquele que obtiver pelo menos 30% dos votos. O suplente será o segundo mais votado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL