Viver

Marieta Severo, Patrícia Pillar e outros artistas criticam impeachment em vídeo

Manifesto Nacional Pela Democracia foi divulgado pelo movimento Ocupa MinC

Marieta Severo encerra o vídeo. Foto: YouTube/Reprodução

Artistas brasileiros lançaram um vídeo contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff produzido pelo Movimento Ocupa MinC. Com participação das atrizes Marieta Severo, Andrea Beltrão, Jards Macalé, Patrícia Pillar, Tereza Seiblitz, Soraya Ravenle, Enrique Diaz, Mariana Lima, Igor Angelkorte, Letícia Isnard e do cantor pernambucano Otto, entre outros, o Manifesto Nacional Pela Democracia é formado por imagens das ocupações realizadas no Distrito Federal e outras 23 cidades brasileiras e um texto dito defendido por pessoas ligadas à área.

Malvino Salvador, Márcio Garcia e outros artistas defendem o fim do MinC

"O governo ilegítimo assumiu de forma arbitrária, causando um desmonte de setores essenciais do estado brasileiro, como Cultura, Direitos Humanos, Mulheres, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Desenvolvimento Agrário, Previdência, Ciência e Tecnologia, além da extinção da Controladoria Geral da União", defende um dos trechos. A música de fundo é O fortuna, composta pelo alemão Carl Orff para poemas do Carmina Burana, intercalada com frases de "Fora Temer".

"A luta pela democracia não tem data para terminar", conclui o vídeo, na voz de Marieta Severo. O material foi publicado originalmente na página no Facebook do Ocupa MinC RJ. "Qualquer tipo de negociação com o Palácio do Planalto é uma forma de legitimar o golpe. Ocuparemos de forma pacífica e contundente as sedes do Ministério da Cultura em todo o Brasil. Já somos 23 estados ocupados, faltam só QUATRO", diz a descrição.

[VIDEO1]

Desde o anúncio do fim do Ministério da Cultura, feito em 12 de maio, quando o presidente interino Michel Temer anunciou os ministros da gestão, artistas têm se posicionado contra e a favor da decisão. A pressão da classe e de dirigentes políticos fez o peemedebista voltar atrás e resgatar o MinC, sob comando de Marcelo Calero, então secretário de Cultura do Rio de Janeiro e já anunciado titular da Secretaria Nacional de Cultura, durante o pouco tempo no qual existiu.

Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Lenine, Milton Nascimento e Otto foram alguns dos nomes que participaram da ocupação na sede do Palácio Gustavo Capanema, sede do MinC no Rio de Janeiro. No Recife, o palco de manifestações no Recife é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no bairro da Soledade.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...