Música Trajetória em ascensão: Carreira de Drake está cercada de hits e recordes Com Views, rapper canadense atingiu o topo da carreira

Por: Samir Mendes - Correio Braziliense

Publicado em: 12/05/2016 08:44 Atualizado em: 12/05/2016 09:18

 Drake tem sido um dos rappers mais bem-sucedidos do gênero. Foto: Facebook/Divulgação
Drake tem sido um dos rappers mais bem-sucedidos do gênero. Foto: Facebook/Divulgação
Com o lançamento de Views, o quarto disco solo da discografia, o rapper canadense Drake atingiu uma marca inédita na carreira: o álbum estreou na primeira posição das paradas da Billboard 200, ao mesmo tempo em que a canção One dance, lançado em parceria com WizKid e Kyla, também alcançou o topo das paradas de singles da Billboard, a Hot 100. As marcas, apesar de positivas, são apenas mais um marco de uma trajetória musical que vem colecionando vitórias.

Tal caminho começou, na verdade, na televisão, aos 15 anos, quando o jovem Aubrey Drake Graham atuou na série Degrassi: the next generation. No entanto, foi com a música que seu nome começou a ficar conhecido fora de Toronto, sua cidade natal. Misturando rimas com canto e melodia, e falando sobre mulheres e fama de uma forma mais vulnerável e sensível do que os rappers costumam fazer, Drake conseguiu se destacar no cenário de forma rápida, auxiliado também pelo apadrinhamento de Lil’ Wayne, artista já estabelecido no cenário hip-hop, que participou da mixtape So far gone (2008), trabalho que contém os singles Best I ever had e Sucessful.

Desde então, Drake não olhou mais para trás, enfileirando hits cantados em boates pelo mundo inteiro. Nesse primeiro momento, ele chegou a ser comparado com Kanye West, pela mistura de ritmo com melodia, exploração que ficou mais evidente no single Find your love, presente em seu primeiro álbum, Thank me later, de 2009. Foi durante essa época também que Drake idealizou e realizou o festival OVO, cuja primeira edição teve a participação de Jay Z, Eminem e Rick Ross.

Além disso, outro fator que impressiona na forma como Drake vem conduzindo a carreira é a produtividade. Entre Nothing was the same e Views, além das diversas parcerias, ele lançou duas mixtapes: If you’re reading this it’s too late e What a time to be alive, com o rapper Future.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL