Um dos maiores heróis do esporte de todos os tempos, o boxeador Muhammad Ali, morto nesta sexta (4), ao 74 anos, enfrentou nos seus anos de ringue os melhores atletas do pugilismo mundial, como Sonny Liston, George Foreman e Joe Frazier. Mas uma de suas mais inusitadas lutas jamais aconteceu de fato, exceto nos quadrinhos, e teve como adversário ninguém menos que o Superman, numa revista de 1977.
Escrita por Dennis O’Neil e desenhada por Neal Adams, Dick Giordano e Terry Austin, a HQ tem uma premissa simples e ingênua, mas é agradável de ler. Na história, uma raça alienígena ameaça destruir a Terra, mas propõe resolver essa questão num combate entre o melhor lutador do planeta e o campeão extraterrestre. Considerados os maiores heróis do mundo, Ali e Superman marcam uma luta para decidir quem será o responsável por enfrentar o lutador alienígena.
Para balancear a luta, Superman é posto para treinar com Ali numa arena interplanetária onde seus poderes não funcionam, assim o que também ocorre na confronto em si. Alguns dos melhores momentos da revista estão justamente no treinamento entre os dois ícones, onde o boxeador ensina os fundamentos do esporte para o super-herói, que apanha bastante no início do treino.
O pugilista é bem retratado, e o roteiro explora seu temperamento marcante, frases de efeito e, claro, a estratégia rope-a-dope, a tática de se apoiar nas cordas do ringue, onde Ali deixava que seus adversários lhe batessem até se cansarem, momento em que aproveitava para revidar.
A HQ foi republicada pela última vez no Brasil em 2012, pela Panini, no aniversário de 70 anos do boxeador, e atualmente encontra-se esgotada.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco