O Criança esperança da Globo já existe há 31 anos, mas a proposta é se reinventar e mobilizar cada vez mais gente na campanha de solidariedade. Para ampliar a discussão, a edição deste ano explorou mais formatos, como o Click da Esperança - reality social, como batizaram -, exibido aos domingos no Fantástico, e o programa de debate Diálogos da esperança, gravado nessa terça-feira (14), em São Paulo, que será exibido neste sábado, às 21h, na GloboNews.
Com apresentação de Pedro Bial, a atração promove debate sobre educação, racismo, diversidade e discussões de gênero, todos sob a ótica da juventude brasileira atual. Participaram o ex-judoca Flávio Canto e os atores Lázaro Ramos, Leandra Leal e Dira Paes. Os quatro ocupam a função pela segunda vez. Antes disso, já desempenhavam ações relacionadas a causas sociais em projetos particulares.
"Ninguém é obrigado a nada. A pessoa tem que fazer o que faz sentido para a vida. Mas isso é uma escolha individual", disse Lázaro, sobre artistas que não se engajam. A edição deste ano atende 62 projetos, sendo quatro pernambucanos. "Tudo bem que você pode não fazer isso, mas por que não se posicionar e se doar?", opinou Leandra Leal.
Ao serem convidados a participar da campanha, o quarteto de mobilizadores lembrou que sofriam um certo preconceito no início, mas analisam que o cenário mudou. Segundo eles, há quem peça para participar do mesão de atores que pedem doações no evento oficial.
No ar em Velho Chico como a professora Beatriz, a atriz Dira Paes visitou o Centro Escola Mangue, no Recife, e se emocionou. "Ali eu fiquei tão feliz. Tem uma figura, Luciana, que tira do nada e faz o milagre da multiplicação. É uma pessoa da comunidade e nascida em Brasília Teimosa. Ela traz as crianças para o ócio criativo", ressalta. O epódio do Click esperança deste domingo deve exibir o momento. "Só a força de vontade transforma vidas", conclui Dira.
Crise econômica
O Criança esperança deste ano ocorre nos dias 2 e 3 de julho, com shows de artistas como Carlinhos Brown, Diogo Nogueira, Marcelo Jeneci e Lucy Alves. A campanha trabalhará também em torno do cenário de crise econômica, visto que os mais vulneráveis são os mais afetados. Em vez de pedir doações específicas (R$ 7, R$ 20 e R$ 40), as chamadas ressaltam a importância de doações e sugerem: "0500 2016 e o resto você escolhe".
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