Viver

Produções documentais para televisão exploram a temática do narcotráfico

A série Guerra ao tráfico e o documentário Guerras alheias falam sobre drogas ilícitas

O narcotráfico se tornou quase onipresente no entretenimento. Na ficção, obras como Breaking bad, The wire e Shameless retratam personagens envolvidos com tráfico de drogas. Com segunda temporada agendada para 2 de setembro, Narcos acompanha a vida do colombiano Pablo Escobar. No segmento documental, a temática também é explorada. O combate ao avanço dos entorpecentes nos Estados Unidos é o mote de Guerra ao tráfico, a série do Discovery Channel, que vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30.

Nos episódios, o público acompanha os bastidores de operações internacionais que envolvem desde integrantes da DEA (Drug Enforcement Administration) - divisão da polícia federal direcionada para a repressão e controle de narcóticos - até agentes secretos colombianos. Tudo para evitar que carregamentos de drogas cheguem a seu principal destino: o cada vez mais crescente mercado consumidor.

A produção conta com nove episódios. Da selva amazônica à fronteira entre  Estados Unidos e México, as principais rotas de escoamento de entorpecentes foram monitoradas. No episódio que vai ao ar na terça-feira, a polícia panamenha está em busca do líder de uma gangue que tenta contrabandear drogas. Todos eles, de certa forma, mostram uma triste realidade: esta guerra está bem longe do fim.

Com perspectiva diferente, a HBO lançou na última segunda-feira o documentário Guerras alheias. O filme mostra os malefícios do combate ao tráfico na Colômbia e como a pulverização aérea de glifosato - substância que mata ervas - pode afetar os guerrilheiros, traficantes e moradores das regiões do país, já que o produto causa câncer. A herbicida é utilizada na fronteira com o Equador para acabar com as folhas de coca necessárias para a produção de cocaína.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...